sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Linhas
Q103867 | Direito Constitucional
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2009
Órgao: TCE-RN - Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte
Adaptada20 linhas

A-+=
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

A assembleia legislativa de determinado estado da Federação aprovou e promulgou emenda à constituição estadual ampliando a esfera de competência da assembleia legislativa e das câmaras municipais, investindo-as de poderes para julgar as próprias contas. De acordo com a emenda aprovada, cabe, ainda, à assembleia legislativa julgar as contas do tribunal de justiça estadual. No mesmo sentido, a emenda conferiu ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) atuação meramente opinativa em relação às contas prestadas pelas mesas da assembleia legislativa e das câmaras municipais.
O procurador-geral da República ajuizou ação direta de inconstitucionalidade, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), visando suspender a eficácia da emenda aprovada.
Com referência a essa situação hipotética, redija um texto dissertativo que esclareça como se dá o controle das contas dos Poderes Executivo e Legislativo (nas esferas estadual e municipal) e do Poder Judiciário estadual e qual deve ser o papel do TCE nesse controle. Ao elaborar seu texto, responda, necessariamente e de forma fundamentada, aos seguintes questionamentos, acerca da situação hipotética em questão:
► Foi correta a iniciativa dos deputados estaduais de ampliar as competências da assembleia legislativa e das câmaras municipais para julgamento das próprias contas e das contas do tribunal de justiça local?
►Foi correta a iniciativa de conferir ao TCE competência meramente opinativa em relação às contas prestadas pelas mesas da assembleia legislativa e das câmaras municipais?
►Disposições da constituição estadual poderão ser objeto da ação direta de inconstitucionalidade perante o STF?
►O procurador-geral da República tem legitimidade para ajuizar ação direta de inconstitucionalidade questionando a referida emenda à constituição estadual?
Esta questão foi adaptada para 20 linhas. Banca original: Cebraspe (Cespe)
loader-icon

Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Carregando…

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaDireito Constitucional
BancaCebraspe (Cespe)

A Constituição Federal de 1988 estabelece, entre os direitos e as garantias individuais, a inviolabilidade da intimidade, da vida privada e da imagem das pessoas. De outro lado, também determina que a publicidade é um dos princípios que regem a administração pública. Leis infraconstitucionais tratam da aparente antinomia entre o direito à intimidade e a garantia da publicidade, tais como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD (Lei n.º 13.709/2018) e a Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei n.º 12.527/2011).

Considerando que o texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito da aparente antinomia entre o direito fundamental à privacidade e o …

Redija um texto dissertativo, posicionando-se quanto à constitucionalidade de emenda à Constituição do estado X por meio da qual sejam alteradas as atribuições dos órgãos encarregados das atividades de representação judicial, consultoria e assessoramento jurídico no âmbito estadual, por meio (i) da criação de procuradoria jurídica especial da assembleia legislativa [valor: 7,20 pontos] e (ii) da atribuição à Procuradoria-Geral do estado X da atividade de representação judicial e extrajudicial das sociedades de economia mista e das empresas públicas estaduais [valor: 8,00 pontos].

Durante a execução de convênio firmado entre a União e determinado Município para fiscalização de obras públicas, a prefeitura designou Carlos, engenheiro contratado temporariamente por meio de empresa terceirizada, para atuar como coordenador da fiscalização, conferindo-lhe poderes para requisitar documentos, acompanhar diligências e interagir com órgãos de controle. Embora não possuísse vínculo estatutário, cargo efetivo ou mandato eletivo, Carlos exercia função pública por delegação formal da Administração, atuando, de fato, no desempenho de atribuições típicas de agente público.

No exercício dessa função, sem a existência de qualquer indício concreto de prática de crime, ilícito funciona…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários