contabilidade societária. 2.ª ed. São Paulo: Atlas, 2008. p. 11.
- finalidades da contabilidade;
- necessidades dos usuários internos da informação contábil;
- necessidades dos usuários externos da informação contábil.
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Questões Relacionadas
Durante a realização do trabalho na empresa Praia do Cerrado S.A., a equipe de auditoria externa observou que havia um ativo imobilizado que apresentava as seguintes características:
- Valor de venda do ativo a vista no mercado: R$120.000,00;
- Custo do Ativo registrado na contabilidade: R$140.000,00;
- Comissão de venda paga pelo vendedor: R$3.000,00;
- Frete pago pela venda do ativo: R$2.500,00;
- Depreciação acumulada: R$35.000,00;
- Capacidade de produção projetada para os próximos 3 anos, sendo que após este período será reduzido a sucata sem valor residual:
- 1º ano: 3.000 unidades;
- 2º ano: 3.500 unidades;
- 3º ano: 2.500 unidades.
- O fluxo de caixa líquido referente a venda de cada unidade será de R$…
A empresa Massas e Maçãs S/A listou as seguintes contas para elaborar seu balanço, confira:
| 01 – Ações de outras companhias | R$ 200,00 |
| 02 – Ações de coligadas | R$ 300,00 |
| 03 – Ações de tesouraria | R$ 50,00 |
| 04 – Duplicatas a pagar | R$ 2.000,00 |
| 05 – Duplicatas a receber | R$ 1.800,00 |
| 06 – Duplicatas descontadas | R$ 1.400,00 |
| 07 – Mercadorias | R$ 1.100,00 |
| 08 – Produtos acabados | R$ 800,00 |
| 09 – Máquinas e equipamentos | R$ 1.600,00 |
| 10 – Móveis e utensílios | R$ 1.500,00 |
| 11 – Imóveis | R$ 4.810,00 |
| 12 – Despesas operacionais | R$ 250,00 |
| 13 – Despesas administrativas | R$ 600,00 |
| 14 – Receitas de vendas | R$ 1.700,00 |
| 15 – Receitas não-operacionais | R$ 660,00 |
| 16 – Custo dos serviços vendidos | |
O pilar do pronunciamento técnico do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) que trata da estrutura conceitual da contabilidade é a elaboração e divulgação de relatório-contábil financeiro de propósito geral. Nesse sentido, todos os conceitos e princípios estabelecidos no referido pronunciamento vão ao encontro desse objetivo maior, oferecendo o necessário suporte ao desenvolvimento de novas regras contábeis e à revisão das regras atualmente existentes, bem como permitindo ao usuário interpretar as informações contidas nos relatórios divulgados pela contabilidade.
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca dos seguintes aspectos ref…




A contabilidade tem linguagem técnica e doutrinária. Porém, ela tem uma mensagem societária que precisa ser bem comunicada sem os ruídos de um dialeto. Atualmente, a contabilidade brasileira está alinhada aos padrões internacionais. A mensagem, vindos dos emissores contadores, contém informações contábeis financeiras. Os receptores são os usuários destas informações. O desafio do usuário é decodificar a mensagem expresso no relatório financeiro para fins gerais. A base é a NBC TG 00. Estrutura conceitual da contabilidade e outras normas específicas. Os usuários externos à entidade são os investidores, os acionistas, os credores ou o governo. Embora o Estado ou a agência reguladora possa impor sua vontade, não são os usuários principais das informações contábeis. Os usuários internos da entidade (funcionários) se tiver acesso ao relatório não financeiro para fins gerais serão qualificados como usuários externos. Mas se tiver acesso por meio da gerência ou extra contábil poderão ser qualificados como internos. Ressalta-se que a finalidade do relatório financeiro para fins gerais é auxiliar o usuário a tomar decisão (vender, comprar, manter, emprestar ou pagar o financiamento). Os relatórios são elaborados por contadores com base em estimativas e políticas contábeis. Não são elaborados para mostrar o valor econômico da entidade. Em suma, as informações contábeis devem ser claras e simples. Fáceis de revisar e analisar. Todavia a informação não deve ser excluída do relatório pelo fato de ser complexa ou de difícil compreensão. Uma vez que, no mundo atual, os usuários podem acessar os intérpretes contadores para garantir a eficiência e a eficácia da mensagem contida na comunicação contábil.