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Q103635 | Economia e Finanças Públicas
Banca: IADESVer cursos
Ano: 2017
Órgao: HEMOCENTRO DF - Fundação Hemocentro de Brasília
Cargo: Analista de Atividades do Hemocentro DF

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Leia, com atenção, os textos a seguir.
OIT prevê que número de desempregados no Brasil chegará a 13,6 milhões em 2017
Em novembro de 2016, 12,1 milhões de pessoas estavam nessa situação. Segundo relatório, de cada três novos desempregados no mundo em 2017, um será brasileiro.
A taxa mundial de desemprego deverá subir de 5,7% em 2016 para 5,8% em 2017, o que representará um aumento de 3,4 milhões no número de pessoas desempregadas, segundo relatório lançado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Ao todo, serão 201,1 milhões de pessoas sem emprego no planeta neste ano.
Segundo o estudo “Perspectivas sociais e do emprego no mundo – Tendências de 2017”, de cada três novos desempregados no mundo em 2017, um será brasileiro. A OIT estima que o Brasil terá 1,2 milhão de desempregados a mais, na comparação com 2016, passando de um total de 12,4 milhões para 13,6 milhões, e que este chegará a 13,8 milhões em 2018.
Em termos absolutos, o Brasil terá a terceira maior população de desempregados entre as maiores economias do mundo, superado apenas pela China e pela Índia. Na China, a OIT prevê que o número subirá de 37,3 milhões para 37,6 milhões em 2016. Já na Índia, de 17,7 milhões para 17,8 milhões.
Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/noticia/oit-preve-que-n-de
-desempregados-no-brasil-chegara-a-136-milhoes-em-2017.ghtml>. Acesso em: 8 fev. 2017, com adaptações.
Previsão de taxa de desemprego de 12,4%
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE.), o desemprego está em 11,9%, índice do trimestre encerrado em novembro de 2016, com 12,1 milhões de pessoas nessa situação.
A OIT projeta o índice de desemprego no Brasil neste ano em 12,4%, um ponto acima do percentual de 2016. Para 2018, a projeção também é de 12,4%.
Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/noticia/oit-preve-
que-n-de-desempregados-no-brasilchegara- a-136-milhoes-em-2017.ghtml>. Acesso em: 8 fev. 2017, com adaptações.
BC projeta inflação dentro da meta este ano e em 4,4%, em 2017
O Banco Central (BC.) passou a projetar inflação dentro da meta em 2016, com redução em 2017. A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA.) ficou em 6,5%, no limite da meta de inflação para 2016. A informação é do Relatório de Inflação do quarto trimestre, divulgado pelo BC.
Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/
noticia/2016-12/ bc-projeta-inflacao-na-meta-este-ano-e-em-44-em-2017>. Acesso em: 8 fev. 2017, com adaptações.
Considerando que os textos apresentados têm caráter meramente motivador, redija um texto dissertativo e (ou) descritivo com o tema “a sociedade enfrenta um trade off de curto prazo entre desemprego e inflação”. Aborde, necessariamente, os seguintes tópicos:
a) conceito econômico de trade off;
b) conceito econômico de inflação;
c) conceito econômico de desemprego; e,
d) relação econômica entre esses conceitos.

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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaEconomia e Finanças Públicas
BancaIADES

Leia, com atenção, a informação a seguir.

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HERMANN, J. Reformas, Endividamento Externo e o “Milagre” Econômico (1964–1973).
In: Giambiagi et al. Economia Brasileira Contemporânea – [1945–2010]. Editora Campus, 2. ed. 2011, p. 51.


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