Você deverá escolher uma das propostas para fazer a sua prova discursiva.
Proposta 1
Textos:
“A partir de 2000, é significativo o aumento de publicações da comunidade acadêmica voltadas para o trabalho em equipe na saúde. Alguns estudos apontam que essa discussão ganha força, sendo alavancada pela tendência internacional de apresentar este tipo de organização de trabalho como alternativa à necessidade de racionalização da assistência médica e ampliação do acesso da população aos serviços de saúde (Canoletti, 2008). Responde, ao mesmo tempo, à necessidade de “integração das disciplinas e das profissões entendida como imprescindível para o desenvolvimento das práticas de saúde a partir da nova concepção biopsicossocial do processo saúde-doença” (Peduzzi), 2009, p.421).”
Renata Cristina Arthou Pereira, Francisco Javier Uribe Rivera e Elizabeth Artmann
https://www.scielosp.org/article/icse/2013.v17n45/327-340/
“ A Atenção Básica é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária.”
Art. 2º da Port. Nº 2436/2017
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html
Depois da leitura dos textos motivadores e com base nos seus conhecimentos, produza um texto dissertativo sobre o tema:
A atual política de saúde pública e seu foco no trabalho equipe multidisciplinar na atenção secundária.
Complemente o seu texto apresentando exemplos.
No desenvolvimento da questão proposta, utilize os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação, além de informações adquiridas.
Seu texto deve ser redigido na modalidade padrão da Língua Portuguesa.
Seu texto não deve conter fragmentos dos textos motivadores.
Proposta 2
Textos:
Segundo Martins (2001), a humanização é um processo amplo, demorado e complexo, ao qual se oferecem resistências, pois envolve mudanças de comportamento, que sempre despertam insegurança. Os padrões conhecidos parecem mais seguros; além disso, os novos não estão prontos nem em decretos, nem em livros, não tendo características generalizáveis, pois cada profissional, cada equipe, cada instituição terá seu processo singular de humanização.
Com o passar dos anos, devido à necessidade de mudança nas políticas de saúde, muitos projetos de humanização vêm sendo desenvolvidos, há vários anos, em áreas específicas da assistência – por exemplo, na saúde da mulher, na humanização do parto e na saúde da criança com o projeto mãe-canguru, para recém-nascidos de baixo peso. Atualmente têm sido propostas diversas ações visando à implantação de programas de humanização na assistência pediátrica, vários projetos e ações desenvolvem atividades ligadas a artes plásticas, música, teatro, lazer, recreação.
(…)
Segundo a Política Humaniza SUS, a humanização supõe troca de saberes, incluindo os dos usuários e sua rede social, diálogo entre os profissionais e modos de trabalhar em equipe (Brasil, 2005).
(…)
Enfim, a humanização estabelece-se como construção de atitudes ético-estético-políticas em sintonia com um projeto de corresponsabilidade e qualificação dos vínculos entre os profissionais e entre estes e os usuários na produção de saúde (Freyre, 2004).
(…)
De acordo com Lepargneur (2003), humanizar é saber promover o bem comum acima da suscetibilidade individual ou das conveniências de um pequeno grupo.
Para Pessini (2002) é possível e adequado para a humanização se constituir, sobretudo, na presença solidária do profissional, refletida na compreensão e no olhar sensível, aquele olhar de cuidado que desperta no ser humano sentimento de confiança e solidariedade.
Roberta Araújo Mota, Cileide Guedes de Melo Martins e Renata Meira Véras
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-73722006000200011&script=sci_arttext&tlng=pt
Após a leitura dos fragmentos de texto apresentados para motivação e com base nos seus conhecimentos, produza um texto dissertativo sobre o tema:
A operacionalização do atendimento humanizado para pacientes com transtornos mentais e problemas decorrentes do uso de drogas no SUS.
Complemente o seu texto apresentando exemplos.
No desenvolvimento da proposta escolhida, utilize os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação.
Seu texto deve ser redigido na modalidade padrão da Língua Portuguesa.
Seu texto não deve conter fragmentos dos textos motivadores.