- os objetivos e as principais características da APF; [valor: 9,50 pontos]
- os tipos de contagem de pontos de função: indicativa, estimativa e detalhada; [valor: 9,50 pontos]
- as características de pelo menos três abordagens ou práticas alternativas ou complementares à utilização da APF como métrica. [valor: 9,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Uma fábrica de software foi contratada por uma rede de hotéis para criar uma solução de software que automatize seus processos. Sabe-se que cada hotel terá um ou vários terminais que permitirão executar as operações básicas de gerenciamento; que o cliente pode reservar e cancelar um apartamento via web, e como haverá comunicação com outros hotéis da rede, o cliente também poderá consultar a disponibilidade de vagas em outros estabelecimentos da região; que o sistema deverá se integrar com outros dois sistemas internos do hotel: controle de restaurante e controle de tarifação de telefone; e que os processos básicos de controle são: cadastro de cliente, gerenciamento de reservas e ocupações, g…
Medindo softwares
A análise de pontos de função (APF) é uma técnica amplamente utilizada na engenharia de software para medir a funcionalidade de um sistema de software a partir da perspectiva do usuário. Desenvolvida na década de 1970 por Allan Albrecht, a APF se tornou uma ferramenta essencial para gerentes de projetos, analistas de sistemas e desenvolvedores, permitindo uma estimativa precisa do esforço necessário para desenvolver e manter sistemas de software.
Um sistema de gestão
Um engenheiro de software, com o objetivo de medir o custo do desenvolvimento de um módulo para um sistema gestão de uma biblioteca, obteve os dados presentes na tabela a seguir:
| Função | Quantidade | Complexi… |
No contexto da transformação digital e da gestão estratégica de TI, o levantamento de requisitos assume um papel essencial na identificação precisa das necessidades organizacionais e na definição de soluções tecnológicas alinhadas aos objetivos institucionais. A atuação do profissional de transformação digital e gestão de TI exige não apenas domínio técnico, mas também habilidades para compreender processos, interagir com diferentes partes interessadas e propor melhorias que agreguem valor. Diante desse cenário, é fundamental conhecer e aplicar adequadamente as técnicas de levantamento de requisitos, pois elas impactam diretamente a qualidade, o prazo e os custos dos projetos de transformaçã…



