sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Linhas
Q102283 | Engenharia Civil e Auditoria de Obras
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2016
Órgao: PC PE - Polícia Civil do Estado de Pernambuco
Cargo: Perito Criminal
Padrão de resposta Adaptada20 linhas

A-+=
Salvar em caderno (3)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Durante a vistoria da construção de um edifício público, a fiscalização verificou que
a) a obra estava atrasada em relação ao cronograma contratual;
b) as soleiras das portas haviam sido executadas em mármore, em substituição ao granito especificado no projeto básico, fato constatado na realização da medição;
c) a construtora tinha subcontratado 70% dos serviços previstos, percentual muito superior aos 40% estabelecidos em edital;
d) as bancadas dos lavatórios haviam sido executadas a 90 cm do piso, contrariando os 80 cm previstos nas normas de acessibilidade, constantes no projeto original.
A construtora apresentou as seguintes justificativas e propostas de solução para as irregularidades apontadas.
a) Conforme a construtora, o atraso decorreu de dificuldades em encontrar fornecedores de insumos por falta de conhecimento das condições locais. Comprometeu-se a cumprir o prazo de execução por meio de um planejamento para compensar o atraso da obra.
b) Conforme a construtora, há equivalência técnica entre os dois tipos de soleira. Solicitou ressarcimento pelos custos com retrabalho, caso fosse determinada a troca de soleiras, uma vez que o problema foi constatado pela fiscalização apenas na realização da medição.
c) Alegou liberdade para subcontratar até 100% do contrato, independentemente do que prevê o edital, tendo se comprometido a assumir responsabilidades perante a administração pública pelos serviços executados por terceiros.
d) Alegou que executou as bancadas conforme pedido de servidores públicos que, ao visitarem a obra, sem conhecimento da fiscalização, solicitaram o aumento da altura para melhor conforto dos usuários. Solicitou ressarcimento, por meio de termo aditivo contratual, caso fosse determinada a correção da altura das bancadas.
Considerando o caso hipotético apresentado e a legislação vigente relativa a licitações e contratos de obras públicas, redija um texto dissertativo analisando os argumentos emitidos pela construtora para justificar as irregularidades da obra [valor: 9,00 pontos] e indicando e explicando as medidas legais que deverão ser determinadas pela fiscalização [valor: 10,00 pontos].
Esta questão foi adaptada para 20 linhas. Banca original: Cebraspe (Cespe)
loader-icon
1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Carregando…

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaEngenharia Civil e Auditoria de Obras
BancaCebraspe (Cespe)

Uma obra de montagem de equipamentos mecânicos relacionados à máquina de fluxo em uma central hidrelétrica possui custo direto de R$ 1 milhão, encargos sociais de 80% e valor da mão de obra direta de R$ 200 mil. As despesas indiretas são estimadas em 15%; os benefícios, em 5% (4% de lucro e 1% de riscos); e os tributos, em 20%.

A partir da situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo em atendimento ao que se pede a seguir.

1 Defina BDI. [valor: 12,00 pontos]

2 Descreva o valor do BDI da obra de montagem mencionada, junto à memória de cálculo. [valor: 7,00 pontos]

3 Mencione duas possíveis estratégias para aumentar o lucro ao longo da obra, em face de um BDI orçado e da licit…

Um engenheiro do Ministério Público do Estado de Tocantins foi designado para elaborar o orçamento da construção de um novo edifício, a ser licitado. Além de elaborar o orçamento, a ele cabia a confecção do cronograma físico-financeiro de acordo com o prazo de execução contratual, previsto para 24 meses.

Com base nas informações descritas no caso hipotético acima, redija um texto dissertativo descrevendo as atividades e metodologias a serem adotadas pelo engenheiro para a realização das atividades. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:

1 a tabela e os passos a serem adotados para a elaboração do orçamento; [valor: 4,00 pontos]

2 a classificação e a definição dos custos quanto à identif…

Nos últimos anos, o setor da construção civil tem enfrentado desafios crescentes relacionados à patologia das construções. Fatores como materiais inadequados, falhas de execução e envelhecimento prematuro das estruturas contribuem para a deterioração dos edifícios. Além disso, a exposição a condições ambientais adversas e a falta de manutenção preventiva aceleram os processos patológicos, levando à necessidade de intervenções de recuperação mais complexas e custosas. Um caso emblemático foi o de uma escola em uma região litorânea, construída há apenas dez anos, cuja estrutura já apresenta sinais graves de corrosão devido à sua proximidade do mar e à utilização de concreto inadequado para ess…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários