Leia os textos motivadores a seguir.
TEXTO I
Guarda Municipal pede boas atitudes no trânsito no Dia da Gentileza
Com o objetivo de reforçar o comportamento solidário no trânsito, a Guarda Civil Municipal de Vitória realizou uma ação na rodovia Serafim Derenzi, em São Pedro, e na feira livre do Bairro República. A atividade foi alusiva ao Dia Nacional da Gentileza, comemorado nesta terça (29), em memória de José Datrino, mais conhecido como profeta Gentileza.
“Praticar a gentileza é imprescindível para a boa convivência em sociedade. Hoje, Dia Nacional da Gentileza, pretendemos reforçar que, quanto mais adotarmos comportamentos gentis no trânsito, mais contribuiremos para uma cultura de paz e bom convívio no trânsito”, apontou o gerente de Formação da Guarda Civil Municipal, Bruno Medeiros.
[…]
Disponível em: <https://bit.ly/2MAEyzb>. Acesso em: 18 jun. 2018 (Fragmento adaptado).
TEXTO II
Judô na Guarda Municipal transforma realidade local
O Candido Grupo de Judô é um projeto social que, desde o ano de 2010, une crianças, jovens e adultos para a prática do judô. As aulas são ministradas gratuitamente na sede da Guarda Municipal, sempre durante as noites de segunda, quarta e sexta feira. Seu fundador, o guarda municipal Irã Candido, revela que tudo começou durante um curso de defesa pessoal, quando conseguiu a doação de 11 kimonos. Esse foi o número de participantes no início e todos eram crianças. Atualmente são 103 integrantes, entre instrutores e alunos das mais variadas faixas etárias.
Candido informa que o projeto atende estudantes de escolas públicas e particulares, guardas municipais e seus parentes, e pessoas da comunidade local, incluindo até mesmo famílias inteiras. “Nosso objetivo é formar o cidadão e o judô é ideal para isso porque traz em sua própria essência que é a ajuda mútua, tanto que seus principais pilares são: progresso e prosperidade mútua e melhor uso da força”, ressalta.
[…]
Disponível em: <https://bit.ly/2JX6E9r>. Acesso em: 18 jun. 2018 (Fragmento adaptado).
Tendo como base as informações dos textos motivadores e seus conhecimentos sobre o assunto, REDIJA um texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa discorrendo sobre de que maneira os guardas municipais podem contribuir, direta ou indiretamente, para ajudar a sociedade no município de Pará de Minas.
Para tanto, apresente uma proposta de intervenção que respeite os Direitos Humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista. A transcrição parcial ou total dos textos motivadores não será considerada para efeito de correção e contabilização do número de linhas.