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Q100826 | Pedagogia
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2013
Órgao: MPU - Ministério Público da União
Cargo: Analista do Ministério Público da União
Adaptada20 linhas

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De acordo com analistas dos mais diferentes campos do conhecimento, o impacto das novas tecnologias da comunicação e informação (TICs) tem sido cada vez mais significativo sobre a sociedade contemporânea, e o processo de globalização tem imposto novos padrões de consumo e de comportamento. No campo da educação, observa-se a influência das TICs sobre as variáveis psicológicas do aprendiz, conforme defende César Coll em Educação e aprendizagem no século XXI. As novas tecnologias, entretanto, não influenciam apenas os sujeitos. Os novos modos de organizar a informação têm levado ao desenvolvimento de um novo modo de viver e conviver, podendo-se mesmo acreditar em uma mudança de paradigmas e no desenvolvimento de uma nova ordem econômica, social e política.
Na área educacional, o desenvolvimento de novas plataformas de aprendizagem tem-se tornado uma realidade cada vez mais presente. As escolas de educação básica da rede pública de ensino têm incorporado lentamente tais tecnologias. A universidade aberta, no âmbito do ensino superior, é uma realidade. A educação a distância, depois de décadas, foi regulamentada e passou a existir de fato como mais uma modalidade disponível para a sociedade, o que só se tornou possível com o uso de ferramentas como a plataforma Moodle, um software livre de apoio à aprendizagem executado em um ambiente virtual, e o 4Learn, software de aprendizagem. Independentemente da plataforma empregada, o fato concreto é que a educação passa a se desenvolver com a utilização de novos paradigmas de ensino-aprendizagem e de avaliação.
Considerando o texto acima, que tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.
O USO DAS TICS NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
  • impacto das TICs sobre a sociedade e o indivíduo;
  • aplicação e função das plataformas virtuais no processo de ensino e aprendizagem;
  • desafios advindos do emprego dessas plataformas na avaliação de estudantes.
Esta questão foi adaptada para 20 linhas. Banca original: Cebraspe (Cespe)

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