Uma “indústria” clandestina usava motores à explosão alimentados por gasolina na produção de peças automotivas. O setor de produção ficava em um galpão pequeno e fechado, sem janelas e com apenas uma porta para entrada e saída dos funcionários, para que dificultasse sua visualização por possíveis fiscais municipais. Dentro do galpão, onde trabalhavam 50 funcionários, havia vários motores que funcionavam das 7h às 19h, ininterruptamente.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) da área recebia, quase que diariamente, funcionários da indústria se queixando de cefaleia, vertigens e mesmo desmaios durante o período de trabalho. Ao avaliar os casos, a equipe técnica da UBS concluiu que o ambiente de trabalho inadequado estava relacionado com os sintomas dos funcionários.
Com base nessa situação, responda ao que se pede nos itens a, b e c a seguir.
a) Explique quais fatores ambientais e biológicos reforçam tal conclusão da equipe técnica da UBS.
b) Discorra sobre o processo respiratório desde os mecanismos de inspiração e expiração, as vias sequenciais do sistema respiratório em que ocorre a passagem do ar inalado, o local desse sistema onde ocorrem as trocas gasosas entre o meio interno e o meio externo, até o processo de trocas gasosas através das membranas celulares.
c) Apresente a causa provável dos sintomas relatados pelos funcionários.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.



