Usuário 1 − Acho absurdo levar dois ou três meses para se conseguir um remédio, quando precisamos tomá-lo imediatamente! Há dois anos tenho de tomar remédios todos os dias. Somente um dos medicamentos de que preciso custa R$ 380 e as suas 60 cápsulas são suficientes só para um mês! Não tenho condições de comprar os remédios e não posso esperar três meses para consegui-los. O que faço?
Usuário 2 − Ouvi dizer que muitas pessoas com esse mesmo problema procuraram a ajuda do Ministério Público.
Redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
- a política pública de saúde no Brasil como política de seguridade social e os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS);
- o papel do Ministério Público na viabilização de direitos;
- a atuação do serviço social na área da saúde de acordo com os princípios éticos da profissão.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Maria tem 94 anos de idade e reside sozinha em uma cidade do interior distante 493 km da capital de seu estado. Não há familiares residentes na sua cidade. Ela tem três netos: um reside na capital do estado, um fora do estado e outro no exterior. Maria é aposentada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e recebe benefício de um salário mínimo. Ela necessita de cuidados qualificados, dada sua idade avançada e suas condições de saúde. Diante dessa situação, a família optou por levar Maria para a capital, onde reside um dos seus três netos, filhos de seu único filho, já falecido. Embora o neto de Maria residente na capital tivesse disponibilidade afetiva para a efetivação de vínculo e …
Segundo dados do Observatório Nacional de Direitos Humanos (ObservaDH), plataforma do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em 2022 foram registradas no Brasil 54.490 ocorrências de violência sexual contra crianças e adolescentes, incluindo estupro, pornografia infanto-juvenil e exploração sexual. A maioria dessas ocorrências (95,4%) é de crimes de estupro, principalmente contra vítimas com idade entre 10 e 13 anos (42,2%). Considerando-se os estupros de vulnerável contra vítimas de até 13 anos de idade, 86% delas eram meninas e 56,2% eram crianças negras.
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, discorra a respeito da realidade social de crianças e adolesce…
Embora a ciência tenha comprovado que, do ponto de vista biológico, não há raças, e, sim, uma única raça, a humana, os índices de desigualdades raciais tendem a revelar o quão distante as conclusões da ciência genética estão da realidade vivida pelas pessoas que carregam em seus corpos as marcas de ancestralidade africana. Em sociedades em que manifestações racistas convivem com o discurso da democracia racial, os mecanismos jurídicos que condenam tais atitudes não têm dado conta da magnitude do preconceito e da discriminação racial. Em todas as esferas da vida social, as populações negra e indígena são as que mais aparecem em desvantagens socioeconômicas e de representação em espaços de pod…



