- conceitos e princípios arquivísticos que devem fundamentar a proposta de diagnóstico da massa documental acumulada e de levantamento do acervo documental.
- ações que o arquivista deve empreender para realizar o diagnóstico da situação da massa documental acumulada e o levantamento do acervo documental;
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A adoção de soluções tecnológicas para a gestão de documentos arquivísticos, geralmente acompanhada da ideia de cessar a produção de documentos em papel, tem-se ampliado nas instituições públicas. Contudo, nem sempre tais tecnologias são sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (SIGAD) e, sendo assim, as instituições ainda conviverão por anos com documentos não digitais que precisam estar contemplados pelo sistema. Como agravante à necessidade de gerenciar essa situação híbrida destaca-se a existência de inúmeros outros sistemas de negócio no âmbito institucional nos quais apenas partes das informações e documentos produzidos podem ser considerados arquivísticos, funciona…
A descrição arquivística tem sido apresentada na literatura da área de forma reducionista em relação ao que de fato significa e representa, seja porque sua pertinência é tratada como restrita aos arquivos permanentes, seja porque é identificada com a própria elaboração dos instrumentos de pesquisa, estando vinculada, nas últimas décadas, ao cumprimento de padrões que visam à elaboração de instrumentos de pesquisa ou dispositivos tecnológicos para acesso às informações sobre os acervos arquivísticos.
Considerando que o texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto a respeito da descrição de documentos de arquivo, abordando os seguintes aspectos:
1 os sete elementos obriga…
O sistema informatizado de gestão arquivística de documentos (SIGAD) é um conjunto de procedimentos e operações técnicas que visam o controle do ciclo de vida dos documentos, desde a produção até a destinação final, seguindo os princípios da gestão arquivística de documentos e apoiado em um sistema informatizado. Um SIGAD tem de ser capaz de manter a relação orgânica entre os documentos e de garantir a confiabilidade, a autenticidade e o acesso, ao longo do tempo, aos documentos arquivísticos, ou seja, seu valor como fonte de prova das atividades do órgão produtor.
Brasil. Conselho Nacional de Arquivos. e-ARQ Brasil: Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de…



