- a definição de carga monofásica e de carga trifásica em sistemas de energia elétrica;
- dois tipos de ligação de carga trifásica, mencionando as relações entre corrente de linha e de fase nesses tipos de ligação;
- os quatro tipos de curto-circuito a que as cargas estão sujeitas;
- o tipo de curto-circuito que ocorre com maior frequência em sistemas de energia elétrica de alta tensão e como ele ocorre.
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Na vistoria referente à última medição da obra de uma edificação que está em fase final de execução, os seguintes aspectos foram observados.
O quadro elétrico Q1 do primeiro pavimento está apresentando desarmes sucessivos do DR, com origem indefinida, pois ocorrem a partir do uso de diversos circuitos. O engenheiro da contratada pretende trocar esse DR, mas não encontra similar no mercado, por isso sugeriu a substituição provisória do dispositivo por um disjuntor tipo curva B com a mesma quantidade de fases que o DR atual protege.
O quadro Q2 do segundo pavimento está com desligamento do circuito fisicamente mais distante do quadro, o qual alimenta uma máquina de ar-condicionado em 2.640…
Um motor de indução trifásico com rotor em gaiola de esquilo será utilizado em uma instalação elétrica cuja tensão nominal de linha é de 380 V. Esse motor dispõe de dois enrolamentos por fase, que podem ser ligados em série ou em paralelo; todos os seis terminais disponíveis para conexão externa; e tensão nominal de 220 V por enrolamento.
Com base nas informações apresentadas acima, redija um texto dissertativo a respeito dos seguintes aspectos relativos ao motor em questão:
1 conexão adequada do motor para operação normal; [valor: 5,00 pontos]
2 possibilidade de partida por meio de chave estrela-triângulo; [valor: 6,00 pontos]
3 relação entre os valores da corrente de linha e do conjugado e…
Em um projeto do circuito de ignição do airbag de automóveis, será utilizado o esquema ilustrado a seguir. Considere que, para o tempo t < 0, a chave encontra-se na posição A; se um automóvel colide, em t = 0 um pêndulo gera contato com um relê, o qual comuta a chave para a posição B, alimentando, então, o restante do circuito; o airbag deve ser acionado em tempo inferior a 0,1 segundo após a comutação da c h ave, a fim de que o airbag seja inflado; a energia dissipada em R, cuja resistência equivale a 4 Ω, deverá ser, pelo menos, igual a 1 J; para t ≥≥ 0, a resposta do circuito deverá ser subamortecida.

Com base na situação hipotética apresentada, redija, no papel de engenheiro eletrôni…



