O termo esquizofrenia, cunhado por Eugen Bleuler, substituiu a dementia precox na literatura. O termo foi escolhido para expressar a presença de cisões (schisms) entre pensamento, emoção e comportamento. De acordo com a teoria de Bleuler a respeito das cisões mentais, os sintomas fundamentais específicos da esquizofrenia incluíam perturbações associativas, perturbações afetivas, autismo e ambivalência. Também foram identificados sintomas acessórios (secundários), que incluíam aqueles que Kraepelin considerava os principais indicadores de dementia precox: alucinações e delírios.Kaplan. Compêndio de psiquiatria: ciências do comportamento epsiquiatria clínica. 9ª Edição, Artmed, 2007 (com adaptações).
- alterações do humor e do afeto;[valor:12,00 pontos]
- alterações da sensopercepção;[valor:10,00 pontos]
- alterações do pensamento, incluindo conteúdo, forma e processo do pensamento.[valor:16,00 pontos]
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
João, com 38 anos de idade, agente da polícia federal do sexo masculino, com porte de arma de fogo, comparece a consulta psiquiátrica por encaminhamento do serviço médico da corporação, após ser afastado de suas atividades operacionais por recomendação do supervisor imediato, que notou mudanças relevantes em seu comportamento e desempenho nas últimas semanas. O paciente relata que, desde o final do ano passado, vem passando por um período que descreve como de esgotamento mental e emocional, com sensação persistente de peso, como se tudo fosse difícil demais de enfrentar. Diz que acorda já cansado, sem disposição para trabalhar, mesmo tendo dormido a noite toda — embora, muitas vezes, relate …
Uma servidora do TJ/RJ, com 36 anos de idade, compareceu ao ambulatório de psiquiatria acompanhada pela irmã referindo que ultimamente não conseguia sair de casa. De acordo com o relato da paciente, há cerca de 6 anos ela tem tido dificuldade aumentada em se afastar de sua casa. Segundo ela, sempre fica receosa com a possibilidade de não obter ajuda na rua caso “pire”, “perca o controle”. Ela informou, ainda, ter tido diversos episódios de medo intenso, os quais se manifestam de forma imprevisível, sem um fator causador aparente. Os sintomas apresentados em tais episódios são dificuldade de respirar, dor no peito, diaforese e tontura, os quais duraram cerca de 10 minutos. A paciente apresent…



