sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q100406 | Português
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2013
Órgao: ALEMA - Assembleia Legislativa do Maranhão
30 linhas

A-+=
novo
Salvar em caderno (1)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

“Tudo começou quando o relógio bateu a meia‐noite. Apagaram‐se as últimas luzes do bar da esquina e meu quarto ficou completamente às escuras. O ruído surgiu do nada e veio crescendo devagar; de início pareciam as patas de um pequeno inseto aprisionado numa das gavetas do armário, mas pouco a pouco transformou‐se num barulho metálico, talvez uma chave tentando enfiar‐se na fechadura… ia e vinha, surgia e desaparecia. Resolvi levantar‐me e me pus de pé sem produzir o mínimo som, dirigi‐me à porta e fiquei aguardando a volta da chave, mas nada… Retornei ao quarto com cuidado e o ruído recomeçou…”
 
(Agostinho Dias Carneiro, Redação em construção)
 
Nesse segmento há uma narrativa com forte dose de suspense. Indique as estratégias usadas no texto para criar suspense.

loader-icon

Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaPortuguês
BancaFGV
Texto I
Politicamente Correto
A Secretaria Especial dos Direitos Humanos, vinculada à Presidência da República, com vistas a colaborar para a construção de uma cultura de direitos humanos, apresenta a cartilha “Politicamente Correto e Direitos Humanos” como forma de chamar a atenção de toda a sociedade para o que o historiador Jaime Pinsky chamou de “os preconceitos nossos de cada dia”.
Todos nós – parlamentares, agentes e delegados da polícia, guardas de trânsito, jornalistas, professores, entre outros profissionais com grande influência social – utilizamos palavras, expressões e anedotas, que, por serem tão populares e corriqueiras, passam por normais, mas que, na verdade, mal escondem…
O texto a seguir desenvolve uma importante discussão da sociedade contemporânea: o impacto das novas tecnologias de informação no acesso ao mundo das idéias. Leia-o e elabore um resumo de, no máximo, 20 linhas. 
 
NOVAS PERCEPÇÕES DO MUNDO DIGITAL
 
” Eu costumava mergulhar em um livro ou artigo extenso”,  escreve Nicholas Carr nas primeiras páginas de “A geração superficial: o que a internet está fazendo com os nossos cérebros”  (Agir, tradução de Mônica Gagliotti Fortunato Friaça), recém-lançado no Brasil. “Passava horas percorrendo longos trechos de prosa. Agora, raramente isso acontece. Minha concentração começa a se extrav…
Avalie o texto a seguir.
Se a gente pretendesse conhecer toda a Literatura Brasileira, é opinião geral que nós devíamos começar pelo estudo do Barroco, já que não tem escritores de qualidade antes desse momento. Me disseram certa vez que estudar eles seria perda de tempo, mas assim mesmo resolvi encarar a tarefa e aí dei de cara com a maior dificuldade: a língua dos séculos anteriores era de difícil entendimento. Entre eu e esses escritores havia séculos de distância e nenhum dicionário me podia ajudar. Que dureza!
O texto acima foi escrito por um estudante de nível médio, em desabafo por escrito para um colega de classe. Nele ocorrem dez exemplos de utilização de linguagem coloquial.
Reescr…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários