Durante a anamnese, paciente com 41 anos de idade, sexo masculino, relata ausência de doenças crônicas, bem como de uso de qualquer medicação. A história social do paciente mostra escolaridade e renda elevadas e o estilo de vida não inclui hábitos como tabagismo e etilismo. O exame clínico mostra extensa restauração em resina composta Classe II ocluso-distal no dente 36 e recessão gengival na região vestibular desse dente. A sondagem periodontal atinge 13 mm de profundidade na face distal e 3 mm na face mesial do dente 36.
Observa-se cálculo nas superfícies linguais dos dentes anteroinferiores. Os testes térmicos aplicados ao dente 36 têm resposta negativa e o dente não apresenta mobilidade. A radiografia periapical mostra um envolvimento periodontal severo na área distal do dente 36, ausência de tratamento endodôntico no dente 36 e crista óssea íntegra na região de pré-molares. Tendo por base o caso clínico, pede-se:
1. Compare as características clínicas e radiográficas de lesões em que ocorre intercomunicação entre o tecido pulpar e o periodon tal e explique os caminhos da formação da lesão óssea.
2. Defina e justifique o diagnóstico referente ao dente 36.
3. Descreva o plano de tratamento.