Texto I
Os perfis do CanalGov, institucionais do governo, aparecem em primeiro lugar na plataforma Tik Tok, em segundo lugar no X, antigo Twitter, e em quarto lugar no YouTube. O sucesso do CanalGov se deve ao aproveitamento da receptividade da rede a vídeos com conteúdos explicativos sobre políticas públicas. Esses vídeos, muitas vezes em resposta a perguntas dos próprios usuários, geram interação ao esclarecer dúvidas e promover discussões, o que aumenta o alcance por meio de marcações e compartilhamentos. É cada vez maior o número de pessoas que se informa pelas redes sociais e a comunicação pública precisa se adequar a esse novo contexto.
Adaptado de AGÊNCIA GOV. TV Brasil e Canal Gov se destacam como instituições federais com maior engajamento nas redes.
Agência Gov, 24 nov. 2024. in: https://agenciagov.ebc.com.br.
O uso de memes, conteúdos humorísticos e de linguagens mais informais – como vídeos de “gatinhos” ou formatos “fofos” – tem sido adotado em perfis institucionais de órgãos governamentais para aproximar temas técnicos, como o sistema tributário e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), do público em geral e ampliar o engajamento nas redes sociais.
Com base nos princípios da comunicação pública digital, da linguagem simples e da ética comunicacional,
▪ identifique dois riscos éticos ou institucionais relacionados ao uso de formatos informais e meméticos na comunicação governamental, especialmente no que se refere à credibilidade e à imagem das instituições;
▪ apresente uma estratégia de comunicação de um órgão público federal voltada à população jovem1 sobre temas sensíveis – como combate à desinformação e o acesso a políticas públicas –, que integre a produção de conteúdo digital acessível e atrativo (mídias sociais e plataformas digitais) à promoção da transparência e da participação social na comunicação institucional (portais oficiais, campanhas e escuta cidadã);
▪ justifique de que modo a estratégia proposta pode fortalecer a governança pública, a transparência e a confiança social, destacando a pertinência e a viabilidade das ações sugeridas.
Responda aos itens referidos, elaborando um texto dissertativo-argumentativo.
¹ Para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população jovem corresponde ao grupo de pessoas com idade entre 15 e 29 anos, conforme os parâmetros da Política Nacional de Juventude (Lei nº 11.129/2005) e das publicações demográficas oficiais do Instituto, como a PNAD Contínua e o Panorama Social da Juventude (IBGE, 2023).
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O processo de acompanhamento/monitoramento e avaliação de políticas públicas gera dados e informações necessários para a verificação do desempenho dessas políticas, viabilizando a realização de ajustes ao longo de sua implementação.
Entende-se por acompanhamento/monitoramento o exame contínuo dos processos, produtos, resultados e impactos das ações realizadas. Nessa fase, geralmente se utilizam informações mais simples e imediatas sobre a operação e os efeitos de determinada política.
Já a avaliação envolve julgamento, valoração e mensuração da política, para melhorar os processos decisórios e ajustar as linhas de intervenção. Lida com informações mais profundas e detalhadas sobre o funciona…
Brasil é o terceiro maior consumidor de redes sociais
em todo o mundo
O uso de evidências tem sido consolidado como um dos pilares contemporâneos da formulação de políticas públicas. Documentos oficiais, como o Guia de Análise Ex Ante da CGU e a Lei 14.129/2021 (Governo Digital), reforçam a necessidade de decisões fundamentadas, interoperabilidade de sistemas, governança de dados e mecanismos de participação cidadã.
Nesse contexto, discorra sobre como o uso adequado de evidências, aliado aos princípios de governo digital e ética pública, pode reduzir riscos, aprimorar a transparência e gerar políticas públicas mais efetivas. Ao desenvolver sua resposta, aborde:
- o papel dos indicadores SMART…
A Controladoria Geral do Estado de São Paulo (CGE-SP), reorganizada pela Lei Complementar nº 1.419/2024, representa o órgão central do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual, responsável por fortalecer a governança, a transparência e a integridade na administração pública direta e autárquica. Seu papel abrange desde a prevenção e apuração de irregularidades até a promoção de mecanismos de integridade e ética pública.
Recentemente, a CGE-SP instaurou um Plano Integrado de Integridade e Ética Pública destinado a uniformizar práticas preventivas de corrupção e conflitos de interesse em todas as secretarias estaduais. O plano prevê a integração de diversos sistemas estruturantes…



