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Q460871 | Atualidades e Conhecimentos Gerais
Banca: VunespVer cursos
Ano: 2025

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Texto I

A Inteligência Artificial Generativa é um ramo da inteligência artificial projetado para criar conteúdos, como textos, áudios, imagens, vídeos e até códigos de software. Essa tecnologia se baseia em modelos computacionais avançados, que aprendem padrões a partir de grandes volumes de dados. Inteligência Artificial Generativa No setor público, as ferramentas de IAG oferecem oportunidades para modernizar processos, como automação de tarefas repetitivas, redação de documentos e criação de materiais visuais. Contudo, sua adoção deve ser feita de forma criteriosa, garantindo que os benefícios superem os riscos e que o uso esteja alinhado com valores éticos e regulatórios.

https://www.gov.br/governodigital/pt-br/infraestrutura-nacional-de-dados/inteligencia-artificial-1/ia-generativa-no-servico-publico.pdf

Texto II

O TCU realizou, em 2021, levantamento que teve como objetivos conhecer as principais tecnologias de Inteligência Artificial (IA) e avaliar o estágio atual e perspectivas de sua utilização na Administração Pública Federal (APF) e na atividade de Controle, além de avaliar o estágio de desenvolvimento e implementação da Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA), identificando os principais riscos e oportunidades associados à sua implementação.

Durante o levantamento foram colhidas por meio de questionário eletrônico e entrevistas informações de 263 organizações da Administração Pública Federal Direta e Indireta, e foram encontradas as seguintes constatações:

  • 28% das organizações já utilizam alguma solução com tecnologias de IA;
  • A grande maioria das aplicações de IA desenvolvidas tiveram o objetivo de atendimento ao público interno das organizações;
  • O principal dificultador para a implementação de soluções de IA é o baixo número de colaboradores com conhecimentos na área;
  • Outro dificultador ressaltado foi a ausência de clareza dos gestores a respeito das oportunidades de uso e dos benefícios da Inteligência Artificial;
  • 65% das soluções de IA foram desenvolvidas por equipes próprias das organizações;
  • As áreas jurídicas (Tribunais e Ministério Público) e administrativas da APF são as que mais implementaram soluções de IA.

https://portal.tcu.gov.br/data/files/D0/C3/BC/DA/EF17781046756058F18818A8/Utilizacao%20de%20Inteligencia%20Artificial%20na%20Administracao%20Publica.pdf

Diante desse quadro, discute-se de que maneira essas tecnologias podem favorecer a boa governança e fortalecer a atuação conjunta entre Estado e sociedade. Nesse contexto, elabore um texto dissertativo-argumentativo, em prosa, sobre o seguinte tema:

DE QUE FORMA A INTELIGÊNCIA ARTIFICAIL PODE CONTRIBUIR PARA UMA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MAIS EFICIENTE E RESPONSÁVEL, COM RELAÇÃO À APLICAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS?


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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