A Companhia XYZ administra unidades armazenadoras em todo o território nacional e atua na logística e conservação de produtos agropecuários.
Nesse contexto, a adoção de soluções sustentáveis e eficientes do ponto de vista energético é cada vez mais valorizada na gestão das estruturas e operações da Companhia. Com base nos conhecimentos técnicos de engenharia agrícola, responda:
a) Explique como a adoção de fontes renováveis de energia fotovoltaica e biomassa podem contribuir para a eficiência operacional e a sustentabilidade ambiental das unidades armazenadoras da Companhia. Cite os benefícios esperados de cada uma.
b) Considere as seguintes medidas ou práticas de gestão ambiental: instalação de sistemas de captação e aproveitamento de águas pluviais, gestão adequada de resíduos sólidos e embalagens contaminadas, criação de um plano de educação ambiental. Qual a importância da utilização de cada uma dessas medidas quando incorporadas na operação das unidades armazenadoras públicas visando a redução de impactos ambientais. Justifique sua resposta considerando os princípios da sustentabilidade na agricultura.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A política pública para a agricultura familiar com maior relevância teve início em 1995 com a criação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).O objetivo do programa é fortalecer a agricultura familiar por meio do financiamento subsidiado de serviços agropecuários e não agropecuários. Este programa garante a diversificação de atividades agrícolas nas propriedades familiares, possibilita o empreendedorismo por meio do processamento e agroindustrialização dos alimentos produzidos pela agricultura familiar, bem como atende às exigências mercadológicas e de adoção de práticas conservacionistas para uma produção ambiental, econômica e socialmente sustentável.
https…
“Apelidada de COP da Amazônia, a presidência brasileira concentrou seus esforços na criação de um “Fundo Floresta Tropical para Sempre”, uma iniciativa que visa alterar o cálculo econômico do desmatamento. O Brasil frequentemente se posicionou como líder em políticas ambientais e climáticas, mas sua relação com a paz e a segurança tem sido delicada em alguns momentos, com tensões em torno da securitização ligadas a temores de interferência externa na gestão de seus recursos naturais. Com a aproximação da COP30, Lula tem se manifestado veementemente contra a crescente militarização. Na Cúpula de Líderes da COP30, na semana passada, ele argumentou que: “…gastar o dobro …
Brasil transmitiu à ONU (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima – UNFCCC) a nova Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) ao Acordo de Paris, aprovada no mesmo dia pelo Comitê Interministerial de Mudança do Clima (CIM). A NDC é o principal compromisso internacional do Brasil na área de mudança do clima.
Tendo como base o ano de 2005, a NDC brasileira reafirma o compromisso de redução das emissões líquidas totais de gases de efeito estufa em 37% em 2025, e assume oficialmente o compromisso de reduzir em 43% as emissões brasileiras até 2030. A NDC também enuncia o objetivo indicativo de atingirmos a neutralidade climática – ou seja, emissões líquidas nulas – em 2060. E…



