A principal hipótese evolutiva acerca da origem dos insetos aquáticos inclui múltiplas migrações paralelas independentes de um ambiente terrestre para a água. Isso foi acompanhado de adaptações morfológicas, fisiológicas, comportamentais, entre outras características.
Discorra sobre a evolução das adaptações morfológicas nos táxons de insetos aquáticos que permitiram a esses organismos conquistar com sucesso o ambiente de água doce. Ainda, aborde a diversidade de estratégias utilizadas pelos táxons, incluindo exemplos de estruturas e processos, no que diz respeito às adaptações no sistema respiratório e na locomoção dos indivíduos, seja no estágio adulto, seja no imaturo.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Parasitoides são insetos responsáveis pela morte de seus hospedeiros. Conhecidos como inimigos naturais, os parasitoides podem se desenvolver no hospedeiro e atacá-lo em todos os estágios deste (ovo, larva ou ninfa, pupa e adulto). Representantes desses inimigos naturais são, principalmente, da ordem Hymenoptera e poucos da Diptera (Tachinidae). Esses insetos são utilizados no controle biológico de diversas pragas, tanto em culturas agrícolas, como em florestais.
A busca pelo hospedeiro pode ser dividida em três fases: localização do hábitat, localização do hospedeiro e seleção do hospedeiro. O olfato é o meio mais comumente utilizado para encontrar o hábitat do hospedeiro. Em seguida, a fêm…
Atualmente, a taxonomia integrativa vem sendo muito utilizada em vários grupos de organismos por associar diferentes caracteres, tais como moleculares, morfológicos, citogenéticos, para a delimitação das espécies, tendo sido proposto um protocolo-consenso como um dos passos referentes à integração dos dados. Em face dessa informação, defina e diferencie integração por acumulação e integração por congruência, apresentando também os prós e contras de cada um desses métodos.
A emissão de diversos gases poluentes na atmosfera tem contribuído para um aumento da temperatura global nos últimos anos. Na região amazônica, esse efeito climático é intensificado pelo desmatamento e pelas queimadas. A maioria dos peixes de água doce está restrita a determinado lago ou rio, tendo dificuldade de migrar para um local diferente para tentar minimizar o efeito do aumento da temperatura.
Explique como as mudanças climáticas provocadas por ações antrópicas têm afetado o ambiente amazônico nos últimos anos e quais as possíveis consequências disso para a ictiofauna da região.



