“Nos dias de hoje, com a crise dos meios impressos, o processo de convergência tecnológica e midiática se tornou uma saída para a circulação. O avanço do fluxo fez com que as tradicionais e as novas mídias se tornassem híbridas, ou seja, além de as notícias estarem presentes nos meios convencionais, elas também estão inseridas no ambiente digital.”
COLOMBO, M. E.; VARELA, U. do N.; SABINO BIAZOTTI, V. J. Jornalismo e internet: evolução e
perspectivas dos processos de circulação de notícias. Lumina, v. 17, n. 2, p. 108‑124, 2023.
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
A notícia na era digital
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) mudanças nas condições de produção da notícia, a partir da introdução das tecnologias digitais;
b) características da estrutura da notícia na mídia digital; e
c) critérios de seleção e noticiabilidade no pós‑Internet.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Ao longo do período republicano, vários aspectos encaminham o fim da fase artesanal do jornalismo no Brasil. Em função dos custos elevados, a atividade da imprensa torna-se um empreendimento empresarial em sentido pleno, exigindo uma organização capitalista. Ao mesmo tempo, o caráter opinativo da imprensa tende a perder força e o teor informativo acentua-se. As atuações de Euclides da Cunha e de João do Rio são paradigmáticas da mudança.
R. Romancini e C. Lago. História do jornalismo no Brasil. Florianópolis: Insular, 2007, p. 67.
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Desenvolvimento da imprensa profission…
A gestão da diversidade é um conceito fundamental que busca promover um ambiente inclusivo e respeitoso, valorizando diferenças entre indivíduos. Ela vai além de apenas aceitar essa diversidade; envolve a implementação de ações que assegurem a diversidade e inclusão no setor público. Essa prática é essencial para garantir que todas as vozes sejam ouvidas, e isso reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados.
Na prática, isso significa criar políticas que abordem a diversidade étnico‑racial, de gênero, geracional e outras formas de diversidade, garantindo que cada grupo tenha igualdade de oportunidades. A gestão da diversidade visa não só atender às demandas legais, como a legislaçã…
À medida que as transformações sociotécnicas se intensificaram no digital, diversos termos foram incorporados, por pesquisadores, consultores e gestores, para caracterizar a comunicação nas organizações como item conector da operação como um todo: comunicação integrada; comunicação integrada digital; social business; ecossistema comunicativo; comunicação 2.0; comunicação 3.0; comunicação e inovação; e comunicação e transformação digital, entre outros. Todos esses termos objetivavam – objetivam ainda, pois permanecem em voga – expressar, da melhor forma, o estágio evolutivo da comunicação, sem, claro, desconsiderar os preceitos básicos da área.
Elizabeth Saad. Comunicação organizacional e tra…



