A capacidade de um medicamento se ligar a um receptor está relacionada à sua afinidade, enquanto sua habilidade de ativar esse receptor está ligada à sua eficácia. A sinalização mediada por receptores envolve mecanismos moleculares complexos, com a participação de diversas vias intracelulares e moléculas reguladoras. Considerando esses princípios fundamentais da farmacodinâmica, a indústria farmacêutica tem buscado desenvolver medicamentos cada vez mais eficazes e seletivos, com menor risco de efeitos adversos. Esse esforço torna-se ainda mais relevante diante de problemas de saúde pública, como o diabetes mellitus tipo 2 (DM2), que apresenta alta prevalência global e está associado a complicações graves. Nesse cenário, recentes lançamentos, como o da tirzepatida (Mounjaro® e Zepbound®) e da semaglutida (Ozempic®, Wegovy® e Rybelsus®), ganharam destaque como terapias inovadoras. Entretanto, na maioria das vezes, o custo desses medicamentos é elevado, por isso a metformina e as sulfanilureias, por serem acessíveis, eficazes e seguros, ainda são bastante usadas no mundo todo.
Tendo o texto apresentado como referência, redija um texto dissertativo a respeito do tratamento farmacológico da DM2. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 bases fisiológicas da DM2, com ênfase nos receptores, mediadores químicos e hormônios; [valor: 5,00 pontos]
2 farmacodinâmica dos medicamentos clássicos e novos no tratamento da DM2 — seletividade, mecanismo dual (agonista duplo), sinergismo, eficácia e potência; [valor: 4,50 pontos]
3 interferência das formas farmacêuticas dos medicamentos orais e injetáveis na biodisponibilidade de medicamentos; [valor: 4,50 pontos]
4 ligação droga-receptor e sua relação no emagrecimento e na proteção cardiovascular. [valor: 5,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A capacidade de um medicamento se ligar a um receptor está relacionada à sua afinidade, enquanto sua habilidade de ativar esse receptor está ligada à sua eficácia. A sinalização mediada por receptores envolve mecanismos moleculares complexos, com a participação de diversas vias intracelulares e moléculas reguladoras. Considerando esses princípios fundamentais da farmacodinâmica, a indústria farmacêutica tem buscado desenvolver medicamentos cada vez mais eficazes e seletivos, com menor risco de efeitos adversos. Esse esforço torna-se ainda mais relevante diante de problemas de saúde pública, como o diabetes mellitus tipo 2 (DM2), que apresenta alta prevalência global e está associado a compli…
2 da presença de polimorfos do fármaco; [valor: 5,00 pontos]
3 do tamanho de partícula do fármaco; [valor: 5,00 pontos]
4 do revestimento gastrorresistente. [valor: 4,00 pontos]
2 da presença de polimorfos do fármaco; [valor: 5,00 pontos]
3 do tamanho de partícula do fármaco; [valor: 5,00 pontos]
4 do revestimento gastrorresistente. [valor: 4,00 pontos]



