Texto 1
O Projeto de Lei 5662/2019 estabelece a obrigatoriedade da instalação de câmeras de monitoramento em municípios com mais de 30 mil habitantes. As câmeras de vigilância (em ambientes internos e externos) e os drones, aliados à tecnologia de reconhecimento facial, são ferramentas fundamentais para a segurança urbana. Recife é um exemplo de sucesso, onde essa tecnologia permite o monitoramento constante em tempo real de áreas críticas, ajudando a prevenir crimes e identificar suspeitos.
(Disponível em: https:/Njus.com.br/110042/artigos. Adaptado)
Texto 2
Em “Vigiar e punir” (1975), Michel Foucault descreve um modelo estrutural de prisão cuja principal função seria incutir nos presos o sentimento de que estariam sendo continuamente vigiados. Segundo o filósofo francês, esse modelo deve ser “compreendido como uma figura política da tecnologia” e simboliza o controle social das sociedades modernas. O simples sentimento de estar sendo vigiado regularia o comportamento das pessoas, criando indivíduos conformistas, “dóceis e úteis”.
Com base no que se afirma em 1 e 2, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:
Tecnologias de vigilância e segurança pública
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
A jornada de trabalho tem posição de destaque nos debates públicos e especializados. Neles, expressa-se preocupação em relação ao fato de que muitos trabalhadores são levados a cumprir jornadas longas e descontínuas em detrimento de sua vida fora do trabalho. Essas preocupações se estendem ao papel da legislação na melhoria das condições laborais. As discussões sobre o impacto da globalização, em particular, têm como um de seus focos de interesse as consequências para as leis trabalhistas, incluindo aquelas que limitam a duração e estruturam os horários.
Em contrapartida, existe outra abordagem que sugere que os padrões previstos na legislação têm exercido pouca influência nas reais …
I
Quando uma pessoa perde a capacidade de assombrar-se, se burocratiza. É importante observar como há uma relação indubitável entre assombro e pergunta, risco e existência.
(Adaptado de: Paulo Freire. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985)
II
A escola é um lugar de potencial interação e a exposição a telas atrapalha a socialização dos estudantes.
O uso excessivo dos eletrônicos por crianças e adolescentes está diretamente relacionado à baixa disciplina e instabilidade emocional. Por isso, o Relatório Global de Monitoramento da Educação, da Unesco, alerta: “ao mesmo tempo em que a tecnologia leva à superação de alguns problemas, ela traz os seus próprios”.
(Adaptado…
À primeira vista, os números sobre tecnologia no ambiente escolar impressionam: segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2019, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020, 88,1% dos estudantes brasileiros têm acesso à internet e 81% das escolas públicas do país possuem laboratórios de informática. No entanto, um olhar mais atento revela um problema muito mais profundo: na Educação Básica, enquanto 4,1 milhões de estudantes da rede pública não têm acesso à conectividade, apenas 174 mil alunos do setor privado não possuem conexão à rede. A desigualdade não para por aí, evidenciado-se também quando o recorte é geográfico. Nas regi…



