I
Pela tese jurídica do marco temporal, os povos indígenas só têm direito às terras que estavam sob sua posse ou em disputa judicial na data da promulgação da Constituição Federal de 1988. Os defensores dessa tese argumentam que um número baixo de indígenas ocupa uma quantidade excessiva de terras, e a exploração dessas terras resultaria em maior desenvolvimento econômico para o país, com a produção de grãos em monocultura, a exploração de minérios e a criação de gado.
(Adaptado de: O que é marco temporal de terras indigenas?, de Ana Beatriz Oliveira da Silva e Nicoli Gonzaga
Guimarães, Disponível em https:/Mww.polítize.com.br)
II
Os territórios indígenas têm sido uma fronteira de resistência a atividades como mineração, extração de madeira, monocultura e pecuária. É nessa perspectiva que os povos indígenas têm sido fundamentais para a preservação da floresta, e mostram que é possível conservar a biodiversidade, manter os serviços ecossistêmicos e mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
(Adaptado de: “A importância dos povos indígenas para a preservação da natureza”, de Wesley Kettle, UFPA, disponível
em: https://www.gov.br/)
Com base nas ideias expostas acima, redija um texto dissertativo-argumentativo, posicionando-se sobre o tema:
Desafios e dilemas da questão do marco temporal e a demarcação de territórios indígenas
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
A onda das bonecas hiper-realistas – os chamados bebês reborn – não é recente. Há pelo menos 30 anos esses brinquedos surgiram nos Estados Unidos, com artistas transformando bonecas comuns em réplicas realistas.
A riqueza de detalhes das artesãs, também chamadas de “cegonhas”, faz com que uma boneca possa chegar a quase R$ 10 mil no Brasil. Nas redes sociais, mulheres aparecem trocando roupinhas de seus bebês reborn, dando mamadeira, levando para passear e algumas até os levam a hospitais.
(Adaptado de: Folha de S. Paulo. Bebê reborn: como a psicanálise explica nova onda? Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br)
Texto II
Vivemos tempos em que a fronteira entre fantasia e realida…
“A crase não existe para humilhar ninguém”, costumava declarar nas entrevistas o poeta Ferreira Gullar.
Essa sua frase provocadora abarca mais do que o simples emprego do sinal de crase: sugere que as normas básicas da linguagem escrita existem para aprimorar a comunicação e a expressão das nossas ideias e dos nossos sentimentos, e não para envergonhar a quem, por alguma razão, não tenha tido acesso ao conhecimento delas.
Redija um texto dissertativo-argumentativo no qual você discutirá esse posicionamento de Ferreira Gullar.
Ao falar sobre o direito de igualdade, é preciso ter a honestidade intelectual para reconhecer que há um grande déficit de justiça entre nós. Nem todos os brasileiros são tratados com igual consideração quando buscam o serviço público da justiça. Em vez de se conferir ao que busca a restauração dos seus direitos o mesmo tratamento e consideração que são dados a poucos, o que se vê, aqui e acolá — nem sempre, mas é claro, às vezes sim —, é um tratamento privilegiado, preferência desprovida de qualquer fundamentação racional.
Internet: <noticias.stf.jus.br> (com adaptações).
Considerando que os fragmentos de texto apresentados tenham caráter unicamente motivador, redija um texto disserta…



