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Q297050 | Psicologia
Banca: Cebraspe (Cespe)Ver cursos
Ano: 2024
Órgao: MPE TO - Ministério Público do Estado do Tocantins
Cargo: Analista Ministerial - MPE TO

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Antônio é gestor de uma equipe de atendimento ao cidadão em uma unidade descentralizada do seu órgão público. O objetivo de Antônio, com seu trabalho, é ser um líder e um modelo a seguir quanto, por exemplo, ao atendimento ao cidadão e ao envolvimento da comunidade. As funções essenciais de Antônio incluem:

  • estabelecer metas para a equipe, recrutar e contratar membros da equipe e supervisores de turno;
  • gerar relatórios, treinar os padrões de segurança e saúde dos membros da equipe;
  • implementar políticas de envolvimento de pessoas, liderar a equipe pelo exemplo, comunicar e reconhecer quaisquer problemas;
  • agir rapidamente para a solução, obter envolvimento da comunidade, delegar tarefas;
  • realizar reuniões de grupo, estabelecer horários de trabalho dos funcionários;
  • definir metas para o grupo de trabalho e reforçar o comportamento dos membros para mostrar como se trabalha em equipe;
  • monitorar e gerenciar os níveis de pessoal da unidade de atendimento ao público para garantir o desenvolvimento de talentos, para atingir e manter os requisitos operacionais das unidades de atendimento ao público;
  • utilizar as ferramentas existentes para identificar e priorizar as comunicações e regularmente usar discrição para filtrar as comunicações para a equipe das unidades de atendimento ao público;
  • solicitar feedback dos usuários para entender às suas necessidades e às da comunidade local;
  • utilizar todas as ferramentas racionais para planejar e alcançar a excelência operacional das unidades de atendimento ao público — as quais incluem agendamento automatizado de mão de obra, relatório mensal de status do trabalho, análise trimestral de atividades e gerenciamento dos materiais de uso;
  • utilizar ferramentas de informações gerenciais e analisar relatórios financeiros para identificar e abordar tendências e problemas em desempenho da sua unidade de atendimento ao público;
  • solicitar suprimentos, fazer inventário de patrimônio, fazer relatórios financeiros e de uso de materiais;
  • motivar funcionários, auxiliar usuários, fazer pesquisas de mercado, fazer depósitos e manter a comunicação dos funcionários dentro das unidades de atendimento ao público e com a unidade central.

O trabalho do Antônio pode ser analisado em termos do seu conteúdo motivacional, que pode ser utilizado para criar uma estratégia que estimule os servidores públicos a assumirem cargos de gestão e liderança.

Considerando a descrição das atividades de Antônio no caso hipotético acima, redija um texto dissertativo, atendendo ao que se pede a seguir.

1 Descreva as dimensões motivacionais do trabalho (autonomia, variedade da tarefa, significado da tarefa, identidade da tarefa e feedback). [valor: 3,00 pontos]

2 Identifique aspectos do caso que estejam relacionados às dimensões motivacionais do trabalho. [valor: 4,00 pontos]

3 Dê exemplos do que poderia ser mudado no conteúdo do trabalho para incrementar a presença das dimensões motivacionais no trabalho descrito. [valor: 2,50 pontos]


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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