Maria Luísa, 6 anos de idade, é aluna do primeiro ano do ensino fundamental. É uma menina admirada por todos pelo rico e variado repertório vocabular e por sua capacidade de conversar tanto com crianças da sua faixa etária, como com outras, mais velhas, e até com os adultos. Muito falante, questiona tudo que não compreende e não se cala enquanto não encontra respostas que a satisfaçam. Seus pais são comunicativos e gostam muito de brincar e conversar com ela. Nos finais de semana, a família sempre tem alguma programação cultural e de lazer. Além dos pais, Maria Luísa faz desenhos e outras atividades manuais com a avó materna, com quem também inventa músicas a partir dos desenhos que produzem.
Luís Otávio, também de 6 anos de idade, é colega de classe de Maria Luísa. Seus pais estão sempre muito ocupados com o trabalho e com compromissos sociais. Desde que Luís nasceu, ele é acompanhado por pessoas adultas que garantem que o menino se alimente bem, tome banho, faça as tarefas da escola e durma no horário determinado. Recentemente, na devolutiva das avaliações bimestrais, a professora revelou preocupação com o desenvolvimento do menino, pois, além de labilidade emocional e baixa resistência à frustração (chora se for contrariado), a capacidade de comunicação do Luís também é restrita por seu vocabulário pobre em relação à idade.
Considerando a situação hipotética apresentada, redija um texto dissertativo acerca da influência do ambiente na aprendizagem da criança. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 postulados de Frederic Skinner acerca do processo de ensino-aprendizagem; [valor: 3,50 pontos]
2 postulados de Maria Montessori acerca do referido processo; [valor: 3,50 pontos]
3 aproximações e distanciamentos entre os dois postulados. [valor: 2,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas

“Falta amor no mundo, mas falta também interpretação de texto”, diz uma frase atribuída ao jornalista Leonardo Sakamoto constantemente veiculada nas redes sociais, seja qual for o assunto em questão. De história a aquecimento global, de política ao meme do dia, aparentemente as pessoas têm muita dificuldade em interpretar e compreender o que outras pessoas querem dizer. E, se isso é um problema na idade adulta, a solução pode estar em ensinar essas duas habilidades lá no início, no ensino básico.
O Brasil, especificamente, ainda enfrenta muitas dificuldades para alfabetizar seus estudantes na idade correta. Os motivos são muitos, mas é justamente na alfabetização que o problema da falta da …
Em grande parte das escolas públicas brasileiras, para passar de ano, os alunos têm que rezar. Literalmente. Levantamento feito pelo portal Qedu.org.br a partir de dados do Ministério da Educação mostra que, em 51% dos colégios, há o costume de fazer orações ou cantar músicas religiosas. Embora, nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o ensino religioso seja facultativo, 49% dos diretores entrevistados admitiram ser obrigatória a presença dos estudantes nas aulas dessa disciplina. E, em 79% das escolas, não há atividades alternativas para estudantes que não queiram assistir às aulas de ensino religioso.
Internet: <oglobo.globo.com> (com adaptações).
Consider…
A partir da utilização de tecnologias digitais, as trilhas de aprendizagem passaram a ser instrumentos de formação continuada em diferentes instituições, privadas ou públicas. A respeito do papel dessa metodologia no setor público, redija um texto dissertativo, atendendo ao que se pede a seguir.
1 Conceitue trilhas de aprendizagem e aborde sua aplicação na formação continuada. [valor: 7,00 pontos]
2 Discorra sobre um desafio enfrentado na implementação dessa metodologia [valor: 3,50 pontos] e um de seus benefícios no desenvolvimento de competências técnicas e gerenciais [valor: 3,50 pontos].
3 Explique como a adoção de trilhas de aprendizagem pode contribuir para o fortalecimento e a qualida…



