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Q244380 | Comunicação Social
Banca: Instituto AOCPVer cursos
Ano: 2023
Órgao: UEAP - Universidade do Estado do Amapá
Cargo: Analista

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) Uma crise é capaz de afetar ou destruir a reputação de uma marca, sua imagem, sua credibilidade, o clima organizacional, a confiança de seus clientes, bem como seus resultados econômicos e financeiros. Isso pode ocorrer com uma empresa ou instituição, pública ou privada, e pode se prolongar por vários anos. Tendo em vista esses pontos, é fato a importância estratégica de um planejamento empresarial que inclua o gerenciamento da comunicação de crises.

Uma empresa do ramo alimentício foi alvo de uma medida da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que suspendeu a fabricação, a comercialização, a distribuição e o uso de todos os seus produtos em estoque. A medida foi adotada após a detecção de falhas graves de higiene, controle de pragas e rastreabilidade. O posicionamento da empresa diante dos consumidores, realizado pelo Instagram, foi controverso, uma vez que, inicialmente, ela adotou um discurso de defesa própria mais firme e, depois, o atenuou, afirmando estar cumprindo todas as exigências da Anvisa, mesmo não concordando com algumas alterações determinadas. A empresa, que se destacava nas prateleiras dos supermercados pelo preço acessível e curta lista de ingredientes, passou a ser lembrada por polêmicas. Afinal, com as mídias sociais, as informações se propagam em progressão exponencial: em questão de minutos, milhares de consumidores são atingidos, e bastam poucas horas para se ter milhões de consumidores impactados. Considerando o caso e as informações apresentadas, explique o conceito de gerenciamento de crise e quais estratégias essa marca deveria adotar para gerenciar essa crise.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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