) Uma crise é capaz de afetar ou destruir a reputação de uma marca, sua imagem, sua credibilidade, o clima organizacional, a confiança de seus clientes, bem como seus resultados econômicos e financeiros. Isso pode ocorrer com uma empresa ou instituição, pública ou privada, e pode se prolongar por vários anos. Tendo em vista esses pontos, é fato a importância estratégica de um planejamento empresarial que inclua o gerenciamento da comunicação de crises.
Uma empresa do ramo alimentício foi alvo de uma medida da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que suspendeu a fabricação, a comercialização, a distribuição e o uso de todos os seus produtos em estoque. A medida foi adotada após a detecção de falhas graves de higiene, controle de pragas e rastreabilidade. O posicionamento da empresa diante dos consumidores, realizado pelo Instagram, foi controverso, uma vez que, inicialmente, ela adotou um discurso de defesa própria mais firme e, depois, o atenuou, afirmando estar cumprindo todas as exigências da Anvisa, mesmo não concordando com algumas alterações determinadas. A empresa, que se destacava nas prateleiras dos supermercados pelo preço acessível e curta lista de ingredientes, passou a ser lembrada por polêmicas. Afinal, com as mídias sociais, as informações se propagam em progressão exponencial: em questão de minutos, milhares de consumidores são atingidos, e bastam poucas horas para se ter milhões de consumidores impactados. Considerando o caso e as informações apresentadas, explique o conceito de gerenciamento de crise e quais estratégias essa marca deveria adotar para gerenciar essa crise.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A assessoria de imprensa desempenha um papel crucial na comunicação pública, atuando como uma ponte entre as instituições e a sociedade por meio dos veículos de comunicação. Ela é um elo vital entre as instituições públicas e a comunidade, desempenhando um papel essencial na disseminação de informações relevantes para o público. Através de comunicados à imprensa, a assessoria tem o poder de mobilizar cidadãos, informar sobre iniciativas governamentais e fomentar a participação popular em debates de interesse público. Nesse contexto, uma comunicação clara e eficiente é fundamental. Como analista de comunicação da Câmara Municipal de Bauru, você está encarregado de elaborar um release informat…
O ciberespaço oferece uma ampla variedade de veículos de comunicação dirigida que podem ser utilizados por profissionais de Relações Públicas para estabelecer e manter relacionamentos com seus públicos de interesse. A internet, por exemplo, possibilita a criação de estratégias de comunicação inovadoras e eficazes, com base em interatividade, personalização e segmentação da mensagem.
Nesse sentido, a atuação do Analista de Comunicação de uma instituição de ensino possui peculiaridades como o manejo dos canais oficiais da instituição nas redes sociais e o acompanhamento de outros canais associados aos grupos de pesquisa e aos diretórios acadêmicos que, embora sejam coordenados por alunos e pro…



