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Q228180 | Economia e Finanças Públicas
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2022
Órgao: SEN - Senado Federal
Cargo: Consultor Legislativo - SEN
Padrão de resposta Peça Técnica/Prática60 linhas

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Considere o seguinte cenário hipotético:

A União, em 2023, promulga a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2024. Em um de seus artigos define a necessidade de se realizar a reposição inflacionária anual da remuneração dos ocupantes de cargos e empregos públicos, em linha com o Art. 37, X, da Constituição da República de 1988, que prevê revisão geral anual da remuneração dos servidores públicos e dos subsídios dos agentes políticos. Ademais, essa LDO define que regulamento do Poder Executivo estabelecerá metas e regras para a concessão do reajuste para os servidores da União.

Em 2024, o Presidente da República edita Decreto que prevê, no Art. X1, reajuste de magnitude igual à perda real de salário desde 2019, ano do último reajuste. Ademais, no Art. X2, é definido que o percentual da despesa total com pessoal em relação à receita corrente líquida da União deverá convergir para 60% nos anos subsequentes.

O Senador “X” observou que o decreto supramencionado viola o Art. 19, inciso |, da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101 de 2000). Por tal razão, decidiu apresentar um projeto de decreto legislativo visando à sustação do artigo do Decreto que exorbitou do poder regulamentar.

Apresente a JUSTIFICAÇÃO dessa proposição legislativa, do ponto de vista de seu mérito, que inclua respostas às seguintes perguntas com base na teoria de finanças públicas:

a) Como a função estabilizadora do Estado poderia ser afetada caso o artigo do Decreto, que afronta a Lei de Responsabilidade Fiscal, estivesse em vigor? Explique em termos de política fiscal e monetária.

b) Como o atendimento das regras fiscais (teto de gastos, meta de resultado primário definida na LDO e regra de ouro) pode ser afetado caso o artigo que se pretende sustar estivesse em vigor? Na análise a ser realizada, deve ser incluída a definição de cada uma dessas regras.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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