Um paciente do sexo masculino, 73 anos de idade, portador de hipertensão arterial e tabagista leve (5 cigarros por dia) apresentou-se para avaliação inicial na Odontoclínica da PM-SP. Após a realização do exame periodontal completo e avaliação do exame periapical de todos os dentes presentes, observou-se a seguinte condição:
- Ausência dos elementos 31, 32, 41 e 42 extraídos recentemente por apresentarem mobilidade excessiva que comprometia a função.
- Ausência dos terceiros molares (18, 28, 38 e 48) extraídos pelo paciente na juventude por apresentarem-se semi-inclusos.
- Restaurações classe 1 em amálgama, nas faces oclusais dos molares.
- Índice de placa visível = 55%.
- Índice de sangramento à sondagem = 65%.
- Profundidade de bolsa à sondagem variando de 3 a 6mm nos dentes presentes.
- Nível de inserção clínico variando de 4 a 8mm nas faces proximais dos dentes presentes, sendo o maior nível de inserção clínico encontrado na distal do elemento 43.
- Mobilidade grau 2 nos incisivos superiores.
- Lesão de furca grau II na face vestibular do elemento 36.
- Na radiografia periapical, observou-se perda óssea marginal atingindo o terço médio de alguns elementos dentários com radiolucidez na área de furca do dente 36.
- Presença de cálculo supragengival e subgengival.
- Paciente relata nunca ter feito tratamento periodontal.
Com base nas informações fornecidas, responda aos itens a seguir.
1) Segundo a classificação atual das doenças e condições periodontais (AAP/EFP), apresente o diagnóstico do caso.
2) Indique os critérios que foram usados para estabelecer o estágio da doença.
3) Explique quais critérios foram utilizados para estabelecer o grau da doença.
4) Quais critérios foram utilizados para estabelecer a extensão da doença?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um paciente de 67 anos, sexo masculino, tabagista (20 cigarros/dia), com hipertensão e diabetes (HbA1c igual 7,3%) foi submetido ao exame clínico odontológico.
O paciente apresenta 20 elementos dentários na cavidade oral, tendo sido as extrações feitas em consequência de mobilidade grau 3. O exame periodontal mostra medidas de profundidade de sondagem e de nível clínico de inserção variando de 4 a 9mm nas faces interproximais dos elementos dentários remanescentes, índice de sangramento à sondagem e índice de placa visível iguais a 100% e perda óssea atingindo terço apical de diversos elementos dentários.
Com base nos critérios para Classificação das Doenças e Condições Periodontais, estabele…
A discussão sobre o tratamento cirúrgico de tumores maxilomandibulares é facilitada pelo fato de que alguns cistos e tumores se comportam de modo similar.
A técnica de ressecção é definida como a remoção do tumor por meio de incisão em tecidos não envolvidos em torno do tumor, retirando, desse modo, o tumor sem contato direto durante a instrumentação (também conhecida como ressecção em bloco).
De acordo com o texto acima, cite os 4 (quatro) tipos de ressecção dos ossos gnáticos, descrevendo cada um deles de forma objetiva.



