No dia 4/5/2022, uma equipe de policiais militares foi informada por transeuntes sobre um forte odor proveniente do interior de uma residência abandonada. Ao chegarem à porta dessa residência, os policiais perceberam que o portão estava aberto e que, no chão, havia um rastro de gotículas semelhantes a sangue. Através de uma das janelas de vidro da residência, visualizaram um cadáver humano. Então, preservaram o local e acionaram a polícia civil, para os procedimentos cabíveis. Durante a perinecroscopia, o perito criminal descreveu que, no início da perícia, a casa estava totalmente fechada, sem qualquer sinal de arrombamento. A vítima estava suspensa por uma corda, com uma grande coleção sanguínea sob o corpo, devido à amputação bilateral das mãos (peças anatômicas que foram encontradas dentro de uma sacola plástica hermeticamente fechada, no interior do canil da residência). Uma das extremidades da corda estava fixada num caibro de madeira do telhado, enquanto a outra envolvia o pescoço do cadáver num laço único, supra-hióideo, oblíquo, ascendente e descontínuo, cujo nó tangenciava o osso occipital. O pé direito do cadáver era a única parte dele que estava em contato com o solo. Ao lado da vítima, foi encontrada uma faca de cozinha suja de sangue. Por fim, o perito criminal ainda descreveu o sinal de Romanese em sete lesões superficiais produzidas por arma branca, localizadas na parte externa do antebraço direito do cadáver.
Com base nos dados apresentados na situação hipotética anterior, disserte, fundamentadamente, na qualidade de delegado de polícia responsável pelas investigações, a respeito dos seguintes aspectos, para balizar a instauração do inquérito policial:
1 a modalidade de asfixia da vítima;
2 a energia/ação vulnerante nas lesões encontradas nas mãos do cadáver (conforme a classificação de Borri);
3 o sinal no antebraço do cadáver;
4 a provável causa jurídica da morte.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Discorra sobre a síndrome da criança sacudida/espancada, destacando a etiologia dessa síndrome [valor: 11,75 pontos] e os principais modos pelos quais as lesões nela compreendidas podem ser praticadas [valor: 12 pontos].
Equipe de investigação da Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) deparou-se com uma situação na qual os parâmetros papiloscópicos e antropométricos não poderiam ser aplicados de modo inequívoco, cabendo, então, a análise do material genético. Nesse caso, para subsidiar a investigação de uma informação válida em conformidade, o ensaio ou exame de perfil do ácido desoxirribonucleico (DNA) deve atender a critérios mínimos.
Tendo como referência a situação hipotética anterior, disserte, de forma justificada, com base em conhecimentos de medicina legal, sobre o princípio elementar da reação em cadeia de polimerase (PCR), comumente utilizada para determinar o perfil de DNA. Em seu texto, abo…
Os testes de ancestralidade, cada vez mais populares, têm tornado a prática da genealogia genética um dos principais meios para a construção de árvores genealógicas, buscas por parentes e identificação da autoria de crimes. Essa abordagem, conhecida como genealogia genética investigativa, é utilizada como uma ferramenta de ajuda em investigações para identificação de restos mortais não identificados e autores de crimes violentos. Atualmente, os testes de ancestralidade são realizados por meio da análise de conjuntos de milhares de marcadores genéticos do tipo SNP, o que permite estimar a ancestralidade global do indivíduo analisado, além de detectar regiões compartilhadas entre pessoas que t…



