(Do |Sr. Fulano)
Altera o parágrafo 8.º do art. 62 da Constituição Federal.
Art. 1.º O Parágrafo 8.º do art. 62 da Constituição Federal passa a vigorar com a seguinte redação:
Art. 62………………………………………………………………………………………
§ 8.º A votação das medidas provisórias será iniciada alternadamente na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. (NR)
Excerto da Justificação à proposta apresentada acima:
Dissensos acerca de iniciativas legislativas são de grande relevância e atualidade em democracias modernas, especialmente no que se refere a modelos constitucionais que adotam sistema bicameral, em face de constante disputa de poder entre as partes que conformam o todo. No caso brasileiro, dada a busca de protagonismo pelas duas Casas do Congresso, o início de tramitação de propostas legislativas é matéria de recorrentes debates, estudos constitucionais e elaboração doutrinária.
Redija parecer pela aprovação ou pela rejeição da proposição acima apresentada. Em seu parecer, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
- mérito do dispositivo proposto;
- admissibilidade, constitucionalidade e juridicidade da proposta;
- eventuais impropriedades técnicas.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O governador do estado do Piauí ajuizou, perante o tribunal de justiça estadual, ação direta de inconstitucionalidade (ADI) contra lei estadual, sob o fundamento da existência de vício formal no processo legislativo. A petição inicial foi subscrita pelo procurador-geral do estado, que detinha poderes específicos para a propositura da ADI, para o questionamento do ato normativo impugnado e para a interposição de eventuais recursos contra as decisões nele proferidas.
A partir da situação hipotética precedente, atenda, de forma fundamentada, ao que se pede a seguir.
1 – Com base na Constituição do Estado do Piauí e na jurisprudência do STF, indique quem deverá ser citado para atuar como c…
Por Estatuto dos Congressistas devemos entender o conjunto de normas constitucionais que estatui o regime jurídico dos membros do Congresso Nacional, prevendo suas prerrogativas e direitos, seus deveres e incompatibilidades. As prerrogativas são estabelecidas menos em favor dos congressistas que da instituição parlamentar, como garantia de sua independência perante os outros poderes constitucionais.
José Afonso da Silva. Curso de Direito Constitucional Positivo. 44.ª ed. São Paulo: Malheiros, 2022, p. 539 (com adaptações).
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, disserte acerca da imunidade material dos parlamentares federais [valor: 0,50 ponto] e das imunidades form…
Considerando a relevância do controle social das contas públicas, redija um texto dissertativo em atendimento ao que se pede a seguir, com fundamento nas disposições da Constituição Federal de 1988 (CF), na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e, no que couber, na jurisprudência dos tribunais superiores.
1 – Discorra sobre três dos instrumentos de transparência da gestão fiscal expressamente previstos na LRF, mencionando suas respectivas composições e finalidades. [valor: 3,50 pontos]
2 – Mencione dois instrumentos processuais (administrativos ou jurisdicionais) expressamente previstos na CF que podem ser utilizados pelos cidadãos para o exercício do controle social no combate a …



