(5 pontos) Existem vários cenários que podem levar um usuário a querer mais de um sistema operacional (S.O.), instalado em seu computador, por isso existe o recurso multi boot. Multi boot é um sistema que permite a escolha de um entre vários sistemas operacionais instalados num mesmo microcomputador, quando ligado. Normalmente, é chamado de dual boot pelo fato de que, na maioria dos casos, possui ‘dois’ sistemas operacionais.
Suponha que um usuário iniciante acabou de comprar um microcomputador com as seguintes especificações: PC com processador: Intel Core i7 de 3,8 GHz e Cache L3 de 8 MB, memória RAM DDR3 de 8 GB, HD SATA com capacidade de 1 TB e 7200 rmp, monitor LCD de 18,5″, placa de vídeo Geforce GTX 750 com 2GB DDR5, mouse, teclado e as caixas de som.
Por curiosidade, o usuário deseja instalar os sistemas operacionais Windows 7 Profissional 64 bits (Português – PT-BR) e o Linux Ubuntu 16.04 LST, no mesmo HD, em dual boot, com metade do espaço do HD para cada SO, mas ele tem receio de danificar seu computador.
Para facilitar a vida do usuário leigo, desenvolva um checklist básico, enumerando um conjunto de condutas, itens ou tarefas que devem ser lembradas ou seguidas, levando em consideração que esse processo exige alguns conhecimentos técnicos, como alteração de sequência de boot, particionamento do HD (quantidade de partições, tamanho das partições e tipo de partição para cada SO) e ordem de instalação.