(*SAVIANI. Dermeval. Escola e democracia. 31 ed. Campinas: Autores Associados, 1997).
As pedagogias liberais acreditam que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, baseadas nas aptidões individuais. Dessa forma, o indivíduo deve adaptar-se aos valores e normas da sociedade de classe, desenvolvendo sua cultura individual. Com isso as diferenças entre as classes sociais não são consideradas, já que a escola não leva em consideração as desigualdades sociais.

Existem quatro tendências pedagógicas liberais: Tradicional; Renovada; Renovada não-diretiva e Tecnicista.
As pedagogias progressistas analisam de forma crítica as realidades sociais, cuja educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social, explicando o papel do sujeito como um ser que constrói sua realidade. Ela assume um caráter pedagógico e político ao mesmo tempo.
As pedagogias progressistas se dividem em três tendências: Libertadora; Libertária e Crítico Social do Conteúdos


Para você, Profissional da Educação, quais as relações entre os textos acima e a sua vivência?
Seja como aluno(a), seja como professor(a), seja como cidadão (ã), o que você tem percebido sobre as mudanças nas escolas?
Complemente o seu texto caracterizando, pelo menos, duas tendências pedagógicas.

No desenvolvimento da questão proposta, utilize os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação, além de informações adquiridas.

Seu texto deve ser redigido na modalidade padrão da Língua Portuguesa.

Seu texto não deve conter fragmentos dos textos motivadores.
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