Ao se tratar do Conselho de Segurança, não se pode deixar de mencionar o tema da reforma. Atualmente, há uma ampla percepção de que o órgão reflete a realidade de quando foi criado e, ainda menos, a de 1965, quando foi reformado para incluir novos membros eletivos. Houve reformas inconfessas, quando, em 1971, a China nacionalista foi substituída pela China comunista; ou em 1991, quando a URSS foi sucedida pela Rússia. Mas o órgão carece claramente de uma reformulação. A partir de 1993, o tema da reforma do Conselho de Segurança tem sido discutido anualmente nas Nações Unidas.
Ronaldo Mota Sardenberg. O Brasil e as Nações Unidas. FUNAG: Brasília, 2013, p. 67-8 (com adaptações).
Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo sobre a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 principais elementos responsáveis pela atual conformação do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em uma perspectiva histórica;
2 posição brasileira quanto à reforma do Conselho de Segurança, bem como seus fundamentos;
3 principais atores nas discussões sobre o tema, assim como os desdobramentos mais recentes e as perspectivas futuras desse debate.
[valor: 20,00 pontos]