Leia os textos a seguir e, com base na leitura, elabore um texto dissertativo-argumentativo em prosa a respeito da proposta que os segue. Não copie trechos dos textos citados. Lembre-se, também, de organizar adequadamente seu texto em parágrafos, não em tópicos.
TEXTO 1
Filha de Brad Pitt e Angelina Jolie vira menino e renova debate sobre transgênero
O casal de atores hollywoodianos Brad Pitt e Angelina Jolie já chamou a atenção do mundo para várias causas: a adoção de crianças de países de terceiro mundo, combate à violência sexual em zonas de guerra – Angelina é embaixadora da Boa Vontade da ONU e também recebeu o título de Dama Honorária das mãos da rainha da Inglaterra, Elizabeth II. Agora, os dois chamam a atenção para a transexualidade na infância.
A primeira filha biológica do casal, Shiloh, sempre despertou a curiosidade dos paparazzi por se vestir com roupas de menino desde os dois anos de idade. Recentemente, já com oito anos, a garota compareceu à pré-estreia do filme Invencível, dirigido pela mãe, vestindo um terno masculino assim como o pai, o avô e os irmãos. Além disso, em 2008, durante uma entrevista em um talk show norte-americano, Brad Pitt comentou que a filha preferia ser chamada de John pela família. Assim como a roupa e o corte de cabelo masculino, a troca de nome também foi respeitada pelos país.
Mas, uma criança que gosta de se comportar como o sexo oposto pode ser diagnosticada como transgênera ou isso deve ser entendido apenas como uma fase? De acordo com o psicólogo especialista em psicopatologia, Felippe Lattanzio, esse tipo de certeza dificilmente é alcançada em crianças. Segundo ele, normalmente a transexualidade se desenvolve muito precocemente, podendo se externar em comportamentos já a partir dos dois anos de idade. São pouco comuns os casos em que um sujeito se descobre transexual na idade adulta, contudo, também existem.
“Alguns estudos mostram que muitas crianças identificadas com ‘disforia de gênero’ [termo que gera polêmica] não mantêm essa postura na adolescência e na vida adulta. Não acho que os pais devam confrontar excessivamente a criança, ou apressar em dar um diagnóstico. O importante é que haja diálogo, liberdade de manifestação e cuidado com os possíveis sofrimentos psíquicos causados por comportamentos da criança”, explica o especialista.
(<http://www. revistaencon tro. com. br/app/noticia/a tualidades/2015/01/19/noticia_a tua/idades, 151 964/fi/ha-transsexual-de-brad-piit-e-angelina-jolie-geradebate-sobre-muda.shtm/>. Acesso Ago. 2016. Adaptado).
TEXTO 3
Documentário ‘Trans’ mostra a vida de transgêneros no Brasil
Joana era psicóloga, João não tem diploma. Joana se formou em Psicologia, foi professora em três universidades, teve consultório e fez mestrado. Como sempre teve que desempenhar funções que não precisavam de diploma, João foi motorista de táxi, pintor, pedreiro, tradutor, cortador de confecção, vendedor de joias e de roupas e massagista de shiatsu. Joana e João são a mesma pessoa, em diferentes momentos da vida.
Autor do livro ‘Viagem Solitária, Memórias de um Transexual 30 anos depois’, João W. Nery nasceu oficialmente quando Joana já tinha 27 anos. Nasceu com corpo de mulher, mas desde muito cedo, aos 3 ou 4 anos, percebeu que se identificava mais com o gênero masculino. É exatamente sobre a vida de transgêneros no Brasil que trata o documentário ‘Trans’, exibido pela GIoboNews. A produção mergulha na história de João e de outras três pessoas que mudaram de sexo ou que ainda não se definiram para mostrar como se sente e como é a vida de quem nasce com um corpo que não corresponde ao que se é. […]
(<http://gl.globo.com/g/obo-news/noticia/2016/07/documentaria-trans-mostra-vida-de-transgeneros-no-brasil.html>. Acesso Ago. 2016. Adaptado).
Proposta:
Como lidar com crianças transgêneras: apoiá-Ias compreensivamente ou mostrar-Ihes que há um caminho menos doloroso?
Seu texto deve relacionar o que foi apresentado nesta coletânea e ampliar as questões aqui levantadas, por meio de seus conhecimentos sobre o assunto.
Atenção: não se esqueça de que seu texto deve ser claro e coeso. Além disso, não deixe de dar um título a ele.