O assistente social encontra no Ministério Público Estadual um relevante espaço de atuação profissional no cenário contemporâneo. Nesse contexto, o processo de trabalho do assistente social é orientado pela defesa do projeto ético-político, que reconhece a liberdade como valor ético central e promove a defesa intransigente dos direitos humanos. Com base na atuação dos assistentes sociais no Ministério Público Estadual, responda à pergunta.
A respeito do assessoramento técnico às Promotorias de Justiça realizado pelos assistentes sociais, explique:
a) o que é esse assessoramento técnico;
b) em quais situações o assistente social subsidia os Promotores de Justiça na condução de violações de direitos e em atividades relativas à exigibilidade de políticas públicas;
c) a importância do assessoramento às Promotorias de Justiça no contexto da proteção e promoção dos direitos sociais, individuais e indisponíveis.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Jéssica, 18 anos, gestante, estudante universitária, procurou atendimento junto ao Setor de Serviço Social da Universidade do Estado do Amapá – UEAP para orientações sobre a entrega do seu filho para adoção. A gestante apresentou os seguintes questionamentos:
a) Como dar início ao processo?
b) Após a manifestação, como o processo seguirá?
c) Em caso de arrependimento, há possibilidade de voltar atrás na decisão? d) O genitor precisa, necessariamente, ficar sabendo da decisão da mãe?
Considerando o caso apresentado e com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n° 8.069/1990), discorra sobre como o assistente social deve orientar a jovem para esclarecer suas dúvidas.
Sabe-se que os projetos profissionais apresentam a autoimagem de uma profissão, elegem os valores que a legitimam socialmente, delimitam e priorizam seus objetivos e funções, formulam os requisitos para o seu exercício, prescrevem normas para o comportamento dos profissionais e estabelecem as bases das suas relações com os usuários de seus serviços, com as outras profissões e com as organizações e instituições sociais privadas e públicas. Diante do exposto, disserte sobre os elementos constitutivos do projeto ético-político do Serviço Social e os componentes que o materializam no processo sócio-histórico da profissão.
A “questão social” é indissociável do modo capitalista de sociabilidade, onde é reproduzida amplamente. Considerando a centralidade e relevância da categoria “questão social” para o Serviço Social, redija um texto de no mínimo 10 e no máximo 20 linhas que: a conceitue; estabeleça sua relação com o trabalho profissional do assistente social; bem como sua relação com a política social no contexto capitalista.



