Elabore um texto dissertativo, de acordo com a proposta abaixo:
“A avaliação do processo de ensino-aprendizagem é muito mais do que simplesmente aplicar testes, levantar medidas, selecionar e classificar alunos” (Soares et al., 1992, p. 68).
“A ênfase na busca do talento esportivo e no aprimoramento da aptidão física vem condicionando, em parte, a aula e o processo avaliativo, transformando a Educação Física escolar numa atividade desestimulante, segregadora e até aterrorizante, principalmente para os alunos considerados menos capazes ou não aptos, ou que não estejam decididos pelo rendimento esportivo” (Soares et al., 1992, p. 70).
A Educação Física é uma área do conhecimento que possui um conjunto de tendências pedagógicas, e buscam contribuir para a realização do trabalho docente nas escolas. Entre elas, a abordagem crítico-superadora encontrada no livro “Metodologia do Ensino da Educação Física”, popularmente conhecido como Coletivo de Autores, sua maior referência. Essa tendência pedagógica, assim como outras que têm uma sistematização e proposição mais elaboradas, apresentam uma compreensão acerca dos elementos que constituem o trabalho docente como, por exemplo, os objetivos, a metodologia, os conteúdos e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, entre outros.
A partir da perspectiva presente na tendência crítico-superadora, elabore um texto argumentando a respeito da forma de organizar o trabalho docente frente ao processo de avaliação dos estudantes, levando em consideração a importância do erro para a construção do aprendizado e domínio de novos conhecimentos, habilidades e atitudes, assim como as características individuais de cada estudante. Como se trata de uma reflexão sobre a concepção de avaliação, não é necessário direcionar o foco para uma etapa específica da Educação Básica.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Instruções: Elabore um texto dissertativo-argumentativo com extensão mínima de 15 linhas e máxima de 30, expondo suas ideias sobre o tema proposto.
“A bioenergética é um dos campos mais estudados dentro da fisiologia do exercício. O termo energia é simplesmente definido como a habilidade de fazer trabalho. O termo “bioenergética” refere-se às fontes de energia para a atividade muscular. A fonte de energia do organismo humano provém dos nutrientes encontrados em nossa alimentação”.
Identifique os sistemas energéticos e determine a contribuição de cada uma para a intensidade e a duração da atividade física.
Elabore um texto dissertativo, de acordo com a proposta abaixo:
“A avaliação do processo de ensino-aprendizagem é muito mais do que simplesmente aplicar testes, levantar medidas, selecionar e classificar alunos” (Soares et al., 1992, p. 68).
“A ênfase na busca do talento esportivo e no aprimoramento da aptidão física vem condicionando, em parte, a aula e o processo avaliativo, transformando a Educação Física escolar numa atividade desestimulante, segregadora e até aterrorizante, principalmente para os alunos considerados menos capazes ou não aptos, ou que não estejam decididos pelo rendimento esportivo” (Soares et al., 1992, p. 70).
A Educação Física é uma área do conhecimento que possui um …



