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Ano
Nível de escolaridade
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Q423300 | Filosofia e Teologia
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2025
Cargo: Professor
30 linhas

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A área de Ciências Humanas, tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio, define aprendizagens centradas no desenvolvimento das competências de identificação, análise, comparação e interpretação de ideias, pensamentos, fenômenos e processos históricos, geográficos, sociais, econômicos, políticos e culturais. Essas competências permitirão aos estudantes elaborar hipóteses, construir argumentos e atuar no mundo, recorrendo aos conceitos e fundamentos dos componentes da área. No Ensino Médio, com a incorporação da Filosofia e da Sociologia, a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas propõe o aprofundamento e a ampliação da base conceitual e dos modos de construção da argumentação e sistematização do raciocínio, operacionalizados com base em procedimentos analíticos e interpretativos.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.

A abordagem da Filosofia no Ensino Médio, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cumpre a função de desenvolver competências específicas e de aprimorar aquelas visadas, de modo mais geral, pela área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
a) Indique o modo como duas das competências da Filosofia contribuem para aquelas da área de que fazem parte.
b) Descreva dois exemplos de aplicação prática dessas competências na vida.
c) Apresente uma proposta de atividade de aula que aborde as competências indicadas nos itens anteriores.


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