Algumas cidades do Ceará optaram pelo uso de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) como solução para melhorar a mobilidade urbana e a eficiência do transporte público. Diversos elementos são essenciais para garantir a eficiência desses sistemas, como o intervalo entre trens e a frequência de operação; a infraestrutura da via, incluindo o número de trilhos e estações; e a capacidade de transporte dos vagões e a taxa de ocupação. Entretanto, a política de preços das tarifas para os passageiros não influencia diretamente a capacidade de um sistema ferroviário de passageiros. A política de preços pode afetar a demanda pelo serviço, mas não altera a capacidade física do sistema, que depende de fatores como a infraestrutura, a frequência dos trens e a capacidade dos vagões. Sabe-se que a ARCE recebeu uma proposta para um VLT em determinado trecho ferroviário em desuso entre Iguatu e Acopiara. Na proposta consta a seguinte descrição:
O sistema de transporte ferroviário de passageiros proposto para o trecho de 4 km com duas estações foi dimensionado com um intervalo de 10 minutos entre trens, com 6 trens por hora em cada direção. Cada trem, com 4 vagões e capacidade de 200 passageiros por vagão, pode transportar 800 passageiros. A capacidade horária por direção é de 3.840 passageiros, considerando uma taxa de ocupação de 80%. A capacidade total em ambas as direções seria de 7.680 passageiros por hora.
Além disso, o nível de serviço das estações foi definido para cada estação com 2 plataformas e tempos de embarque e desembarque de 2 minutos. Outros fatores importantes incluem infraestrutura de apoio, como escadas rolantes, elevadores e áreas de espera, além de serviços adicionais, como Wi-Fi e informações em tempo real.
Tendo em vista que a proposta não apresentou estudo econômico-financeiro, explique a relevância dos aspectos de capacidade e nível de serviço para avaliação e aprovação da proposta, considerando o impacto que esses elementos têm sobre a operação do sistema. Como Analista de Regulação – Especialista em Transportes da ARCE, identifique quais dados estão ausentes e precisam ser fornecidos para a aprovação da proposta. Enfatize, na sua análise, os pontos que devem ser avaliados para entender a viabilidade econômica, técnica, bem como a resiliência do projeto do trecho.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Na perspectiva da engenharia civil, analise a importância da ABNT NBR 9050:2020 para a concepção e execução de projetos de edificações e espaços urbanos. Discuta os desafios enfrentados pelos engenheiros civis na aplicação dessa norma e como ela contribui para a promoção da acessibilidade universal. Aborde, ao menos, três exemplos práticos de como essa norma influencia o planejamento e a construção de infraestruturas acessíveis.
Dosar um concreto de cimento Portland é um procedimento que busca obter o melhor traço e a melhor proporção entre os materiais que constituem o concreto. O traço pode ser expresso em massa ou em volume, podendo ser possível utilizar diferentes métodos de dosagens. Se uma obra utiliza 120 m3 de concreto, com traço em massa de 1:3:2 (cimento: areia: brita) e relação água/cimento (a/c) de 0,40, determine o quantitativo de sacos de cimento (50 kg) mínimo, em valores aproximados, necessários para tal concretagem, sendo o número de vazios nulo para o concreto fresco.
(Considere que as massas específicas reais dos materiais são: cimento CP32 = 3.150 Kg/m3; areia = 2.630 Kg/m3; e, brita 1 = 26.530 K…



