O conhecimento da psicologia na compreensão dos processos de ensino-aprendizagem se constitui, historicamente, desde concepções higienistas até aquelas que analisam esse processo como síntese de múltiplas determinações, podendo estas serem, pedagógicas, institucionais, relacionais, políticas, culturais e econômicas. Nesse sentido, as práticas de intervenção decorrem dessas concepções. O resultado do processo ensino-aprendizagem, em uma perspectiva crítica, é entendido como decorrente das práticas sociais e escolares que o produzem. Nessa perspectiva, o psicólogo avança na compreensão desse processo quando o analisa a partir de condições histórico-sociais determinadas. Sua superação depende de ação que envolva os diferentes aspectos do processo de escolarização como as relações familiares, grupos de amigos, práticas institucionais e contexto social. Portanto, é importante compreender que a complexidade do processo de escolarização, em uma sociedade marcada pela desigualdade, é refletida nas condições de acesso e permanência nas escolas. Essa desigualdade precisa ser considerada, não como elemento acessório da subjetividade humana, mas sim como a base social de sua constituição (SOUZA, 2002). Sendo assim, a análise das práticas escolares centra-se nas relações institucionais, considerando o contexto social e histórico em que é produzido o processo de escolarização (CFP, 2019 p. 46).
Considerando o excerto das referências técnicas para atuação do psicólogo na educação básica, relate sobre a importância do conhecimento da psicologia na compreensão dos processos de ensino-aprendizagem com:
• Os estudantes;
• Os familiares, e
• Os educandos.
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