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Q341697 | Direito Administrativo
Banca: VunespVer cursos
Ano: 2023
Órgao: SP Regula - Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo
Cargo: Fiscal de Serviços Públicos

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Durante acompanhamento da concessão comum de serviços cemiteriais e funerários explorados pela Concessionária XYZ, cujo objeto envolve a gestão, manutenção, revitalização e expansão de cemitério municipal, o agente técnico especializado que auxilia a fiscalização do contrato destaca que há um significativo aumento de destruição, vandalismo e depredação em sepulturas do cemitério. Informa, ainda, que a construção de quiosques para alimentação dos usuários, considerada como bem reversível e prevista no cronograma de investimentos da concessão, já se encontra em operação, a despeito da ausência de emissão de termo de recebimento definitivo pelo Poder Concedente. Informa, por fim, que o fator de desempenho estipulado na concessão nunca foi plenamente atingido, com relatos de insatisfação de usuários, e, por esse fato, propõe a aplicação de multa em percentual máximo.

A Fiscalização da Agência Reguladora, a partir de tais informações, notificou a Concessionária para ciência e providências. Em resposta, a Concessionária alega que o aumento da violência no Município é causa dos atos de destruição, vandalismo e depredação e que, em alguns casos, foi judicialmente acionada pelos familiares para recomposição de danos materiais e morais pela destruição da sepultura, pagando a devida indenização, a qual entende ser devida pelo Poder Concedente, suscitando, no próprio ato, pleito de reequilíbrio econômico-financeiro em seu favor. Limita-se, ainda, a informar que o funcionamento dos quiosques era urgente para viabilizar o recebimento de receitas acessórias. Ao ensejo, informa que o descumprimento do fator de desempenho é derivado das péssimas condições do cemitério, assumido há menos de 2 anos, não tendo tempo hábil para adaptá-lo aos padrões de qualidade regulamentares e que nunca fora notificada a esse respeito. Por isso, entende que a imposição da sanção proposta viola o princípio da culpabilidade e da proporcionalidade.

Assumindo que as afirmações do agente técnico especializado e da concessionária estão comprovadas documentalmente, diante do caso hipotético, responda:

a) Considerando que o contrato de concessão comum não distribuiu de modo particular nenhum risco no caso concreto, impondo-se a aplicação da teoria das áleas, o pedido de reequilíbro deve ser acolhido? Justifique.

b) O que são bens reversíveis na concessão comum e qual é a importância do termo de recebimento definitivo pelo poder público?

c) Deve ser aplicada a sanção de multa proposta à Concessionária? Fundamente sua resposta, abordando o princípio da culpabilidade e da proporcionalidade no caso concreto.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações. Processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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