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Q329282 | Geografia
Banca: IGEDUCVer cursos
Ano: 2024
Órgao: Pref Garanhuns - Prefeitura Municipal de Garanhuns
Cargo: Professor

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No âmbito do ensino de Geografia no Ensino Fundamental, é imprescindível abordar questões relevantes e atuais, como as desigualdades sociais e a exploração humana. Em um contexto no qual as disparidades socioeconômicas são evidentes, é dever do professor proporcionar aos alunos uma compreensão crítica e reflexiva sobre essas realidades. Nesse sentido, o ensino desses temas não se limita apenas à transmissão de conhecimento, mas busca promover uma formação cidadã, capacitando os alunos a entenderem e atuarem diante dos desafios sociais enfrentados pelo país.

Considerando a diversidade de contextos sociais e econômicos presentes no Brasil, é necessário adotar abordagens pedagógicas que permitam aos alunos compreenderem as múltiplas facetas das desigualdades e da exploração humana. O uso de estudos de caso e exemplos concretos, aliado a atividades práticas e projetos de intervenção social, proporciona aos alunos uma vivência mais próxima das realidades abordadas, incentivando o desenvolvimento do pensamento crítico e da empatia.

Além disso, a integração da legislação educacional relevante, como o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei Brasileira de Inclusão, reforça o compromisso com uma educação mais inclusiva e socialmente responsável. Ao contextualizar o ensino de Geografia dentro desse arcabouço legal, o professor demonstra o papel transformador da educação na promoção da igualdade de oportunidades e no respeito aos direitos humanos.

Dessa forma, ao abordar as desigualdades sociais e a exploração humana no ensino de Geografia, o professor não apenas transmite conhecimento, mas também contribui para a formação de cidadãos críticos, conscientes e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Explique como a análise geográfica das desigualdades sociais e da exploração humana pode ser abordada no contexto do ensino de Geografia no Ensino Fundamental. Destaque duas estratégias pedagógicas eficazes para sensibilizar os alunos sobre essas questões complexas, considerando as competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, discuta como o professor pode integrar a legislação educacional relevante, como o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei Brasileira de Inclusão, para promover uma educação mais inclusiva e socialmente responsável.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaGeografia
BancaIGEDUC

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