sqd-sistema-de-questoes-discursivas-fundo-escuro-250
Busca por enunciado
Matéria
Banca
Área
Órgão
Ano
Nível de escolaridade
Linhas
Q328045 | Artes e Música
Banca: FGVVer cursos
Ano: 2023
Órgao: Pref BH - Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
Cargo: Professor
15 linhas

A-+=
novo
Salvar em caderno (0)
Faça login para salvar Fechar
Meus Cadernos

Para o componente curricular ARTE, a BNCC propõe que a abordagem das linguagens articule seis dimensões do conhecimento que, de forma indissociável e simultânea, caracterizam a singularidade da experiência artística. Tais dimensões perpassam os conhecimentos das Artes visuais, da Dança, da Música e do Teatro e as aprendizagens dos alunos em cada contexto social e cultural. Por sua vez, cada uma dessas quatro constitui uma unidade temática que reúne objetos de conhecimento e habilidades articulados às seis dimensões apresentadas anteriormente. Além dessas, uma última unidade temática, Artes integradas, explora as relações e articulações entre as diferentes linguagens e suas práticas, inclusive aquelas possibilitadas pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação.

Adaptado de: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/arte

Tendo como referência a BNCC, desenvolva os itens a seguir a respeito do ensino da Arte para os Anos Finais do Ensino Fundamental:

a) identifique as seis dimensões do conhecimento para o ensino de Arte propostas pela BNCC;

b) apresente a abordagem metodológica triangular que vigorou nos PCN’s e indique como ela foi ampliada pela proposta das dimensões do conhecimento da BNCC.

c) caracterize a unidade temática Artes integradas


loader-icon

Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Nenhum aluno compartilhou redação com nota superior a 90%.
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!

Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Quer ver esse conteúdo aqui? Vote abaixo.
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
Este campo fica oculto ao visualizar o formulário

Conteúdo exclusivo para alunos da Academia de Discursivas ou assinantes do Sistema de Questões Discursivas.
  • Este formulário é para reportar erros nesta questão discursivas. Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, clique aqui para ver nossos canais de contato.
  • Este campo fica oculto ao visualizar o formulário
  • Opcional

Questões Relacionadas

MatériaArtes e Música
BancaFGV
As décadas de 1950-60 foram de excepcional fermento cultural na Bahia, tendo como polo irradiador a recém criada Universidade Federal (UFBA), que, sob o comando do reitor Edgar Santos, queria reinserir a cultura baiana no circuito das artes modernas do Brasil e de fora. Para isso, convidou intelectuais de peso: o diretor teatral Martim Gonçalves, a dançarina Yanka Rudzka, os músicos Ernest Wídmer e Walter Smetak e o maestro Koellreutter.
A respeito dos movimentos de vanguarda em Salvador, e do ambiente cultural da Escola de Música da UFBA naquele período, leia o depoimento de Caetano Veloso.
Lembro do pianista David Tudor, em 1961/62, apresentando peças de John Cage no salão nobre da reitori…

De acordo com o Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname), sobre o trabalho em diversos museus, sejam científicos ou não, memoriais ou centros de memória, é necessário ter em mente questões técnicas relativas ao acervo.

Assim sendo, sem se deter na diversidade de objetos ou documentos, disserte sobre a formação, a documentação e o tratamento técnico de acervos museológicos.

Uma das características marcantes dos PCNs-Arte/Música é a aceitação da pluralidade musical, sugerindo a utilização da música de forma indiscriminada, os estudos de diversos gêneros, a contextualização das aulas de música com a realidade da escola e o diálogo com os produtos culturais da cultura local e com as músicas do cotidiano dos discentes.
Como professor(a) de Música do 8º ano do Ensino Fundamental, faça uma pesquisa sobre os gêneros musicais mais apreciados por seus alunos para, em seguida, propor um Laboratório Musical sobre o gênero escolhido.
Sobre o Laboratório Musical,
a) indique o gênero musical escolhido pelos alunos como objeto do Laboratório, contextualizando-o sócioculturalm…

Espaço de Discussão

Converse com outros usuários do SQD

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários