Considere que a Empresa Mais Cigarros Ltda, que tem sua sede em Campo Grande/MS, importou no dia 01 de novembro de 2023, de forma não autorizada, 1.000 (mil) maços de cigarros de comercialização proibida no Brasil, sendo a entrega realizada pela Transportada Importados Express. Em procedimento de fiscalização aduaneira no Município de São Paulo, servidores da Receita Federal do Brasil autuaram a Empresa Mais Cigarros Ltda, uma vez que encontraram com a Transportadora Importados Express os diversos maços de cigarros de origem estrangeira, de responsabilidade da empresa autuada, de comercialização proibida no Brasil.
Com base na situação hipotética e na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, responda de forma fundamentada aos questionamentos a seguir.
a) Quais vetores norteiam a aplicação do princípio da insignificância?
b) No caso hipotético aplica-se o princípio da insignificância?
c) Qual Juízo é competente para julgar o delito?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Caio, entre outros réus, foi condenado à pena de 12 anos de reclusão, como incurso no artigo 157, § 2o, incs. I e II, d Código Penal (roubo, com incidência de causa de aumento pelo concurso de agentes e pelo uso de arma), e à pena de 04 (quatro) anos e 06 (seis) meses de reclusão, pela prática do ilícito previsto no artigo 288 c/c, parágrafo único do Código Penal (associação criminosa armada). Inconformado, apelou, para excluir da condenação a incidência das causas de aumento do concurso de agentes e uso de arma de fogo ao crime de roubo, por configurar bis in idem, já que restou condenado pelo crime de associação armada que, conforme alegou, penaliza o concurso de agentes e a utilização de …
Conceitue o instituto denominado “adoção à brasileira”, indicando as consequências penais e a eventual possibilidade de consolidação da situação fática, mesmo no caso de falsidade do respectivo assento de nascimento.
João, trabalhador, sério e responsável, ficou transtornado ao perder boa parte do seu salário em jogo virtual. Ao retornar para casa, tão logo entrou no imóvel, avistou sua esposa e cunhada com sacolas de compras de lojas de grife. Pensando no prejuízo suportado pela perda no jogo e imaginando o gasto efetuado pelas compras, ameaçou a mulher e a cunhada dizendo: “Devolvam tudo que compraram, senão vou queimar todas essas roupas e dar uma surra nas duas!”. Desesperadas e com medo da reação de João, a mulher e a cunhada foram à DP noticiar os fatos.
João foi denunciado perante o Juízo da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher por dois crimes de ameaça (art. 147, do Código P…



