Texto 1
De acordo com um levantamento divulgado, o ano de 2019 foi o 2º mais quente desde que as temperaturas globais começaram a ser registradas, há 140 anos, e a última década teve 5 dos anos mais tórridos de que se tem notícia. As informações foram compiladas pela NASA e pela NOAA (National Oceanographic and Atmospheric Administration), órgão governamental dos EUA para assuntos relacionados com a meteorologia, os oceanos, a atmosfera e o clima – e tudo indica que os próximos 10 anos não deverão ser muito melhores.
(Disponível em: https://www.megacurioso.com.br/
ciencia/113188-aquecimento-global-2019-foi-o-2-ano-mais-quente-ja-registrado.htm. Adaptado)
Texto 2
Os indícios de que o aquecimento global seja causado pelo homem atingiram um nível de certeza “padrão-ouro”, o que aumenta a pressão por cortes de gases de efeito estufa para limitar a elevação das temperaturas, disseram cientistas.
“A humanidade não pode se dar ao luxo de ignorar sinais tão claros”, escreveu a equipe liderada por norte-americanos no periódico científico Nature Climate Change, com base em medições de satélite sobre aumentos das temperaturas nos últimos 40 anos. Eles disseram que a crença de que atividades humanas estão aumentando o calor na superfície da Terra chegou ao nível dos “5 sigma”, uma medida estatística que significa só existir uma chance em um milhão de que o sinal apareceria se não houvesse aquecimento.
Benjamin Santer, principal autor do estudo que atua no Laboratório Nacional Lawrence Livermore da Califórnia, disse esperar que as descobertas convençam os céticos e deem ensejo a ações. “A narrativa lá fora de que os cientistas não sabem a causa da mudança climática está errada”, disse ele à Reuters. “Nós sabemos.”
A maioria dos cientistas sustenta que a queima de combustíveis fósseis está causando mais enchentes, secas, ondas de calor e a elevação do nível dos mares.
(Disponível em: https://exame.abril.com.br/ciencia/provas
-de-aquecimento-global-causado-pelo-homem-atingem-padrao-ouro. Adaptado)
Texto 3
Ao contrário do que diz o ex-vice-presidente americano Al Gore, a “verdade inconveniente” não seria a do aquecimento global, mas a constatação de que a emissão de CO2 pela atividade humana não afeta o clima da Terra. As mudanças climáticas são causadas pelas atividades solares e pela temperatura dos oceanos.
O economista James Shikwati afirma que “países ricos invocam a ameaça de desastres climáticos para impedir o progresso industrial do mundo em desenvolvimento. Estão interessados em matar o sonho africano, que é desenvolver-se”. Para produzir energia e superar a miséria, países pobres teriam que usar combustíveis fósseis. Vale lembrar que o presidente russo, Vladimir Putin, já apontou o aquecimento global como arma econômica.
A tese do aquecimento global antropogênico* teria motivação econômica e não científica. Até porque países como a China e os EUA sempre relutaram em assinar protocolos que visassem reduzir a emissão de gás carbônico. Enquanto isso, a Alemanha é o país mais poluidor da União Europeia.
O não aquecimento global tem adeptos no Brasil, como o físico e meteorologista Luiz Carlos Molion, da Universidade Federal de Alagoas. Ele garante que o clima da Terra é modulado pelo Sol e que estamos às vésperas de uma nova idade glacial, devido à redução das atividades solares.
(Disponível em: https://domtotal.com/artigo/8304/2019/08/a-polemica-do-co2/. Adaptado)
* Antropogênico: relativo à antropogenia, à ciência que se dedica à geração humana, aos processos de reprodução humana.
Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:
Aquecimento Global: fenômeno provocado pelos humanos ou mentira utilizada como arma econômica?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
TEXTO 1
Um seriado de TV produzido em Portugal estreou nos Estados Unidos sem grande expectativa. Apesar de simpática, a comédia Vanda tinha tudo para cair na vala comum das produções em língua estrangeira no território americano, onde o público é tradicionalmente avesso a legendas e afins. Ainda assim, a série causou imenso imbróglio: a plataforma de streaming Hulu, de propriedade da poderosa Disney, enxergou na atração uma boa oportunidade de testar uma nova ferramenta de dublagem digital. Uma tecnologia com alto potencial: por meio de um software de inteligência artificial (IA), a empresa Deepdub AI executou o trabalho 70% mais rápido que a dublagem convencional por vozes humanas.
O uso c…
Texto 1
Nos últimos anos, grandes empresas do mundo da moda têm faturado bilhões com um novo padrão de produção e consumo no qual os produtos são fabricados, consumidos e descartados de uma forma mais rápida – a tão conhecida fast fashion.
Um exemplo desse novo momento de rapidez e roupas descartáveis é a chinesa Shein, que aproveitou as mídias sociais durante a pandemia e caiu no gosto do público jovem com preços baixos, entregas rápidas e tendências usadas por influenciadores digitais.
Reportagem de um jornal britânico mostra que a empresa saiu de uma receita de US$ 2 bilhões em 2018 para US$ 15,7 bilhões em 2021, com um marketing agressivo, descontos constantes e com tempo limitado. A ide…
Texto 1
A adolescência consiste em uma fase de transição da infância para a vida adulta, na qual a perda da identidade infantil, oriunda das modificações corporais, cognitivas e das novas demandas sociais, implica a busca de uma nova identidade. Nessa etapa da vida humana, o indivíduo reconstrói seu universo interno na busca da identificação com novos ideais para a construção da sua subjetividade (ou seja, aquilo que diz respeito aos seus sentimentos, a sua opinião sobre diversos assuntos e a sua maneira de ver o mundo). Nessa busca, as referências desses adolescentes não são mais apenas os pais ou os cuidadores familiares, mas também personalidades impessoais, vindos da expansão tecnológica…



