João foi investido no cargo de procurador de 3ª categoria do Estado Delta, para o qual foi aprovado em concurso público. Imediatamente João assumiu sua função pública em Município do interior do Estado Delta, sendo promovido a procurador de 2ª categoria algum tempo depois, de acordo com a legislação de regência.
Por força de norma permissiva da legislação do Estado Delta, vigente à época, João incorporou à sua remuneração de procurador gratificação especial pelo exercício, durante dois anos ininterruptos, da chefia da Procuradoria da Dívida Ativa do Interior.
Nessa época, a remuneração de João era constituída de várias parcelas: vencimento-base, adicional de representação, a aludida gratificação especial, já incorporada, e triênios. O governador do Estado Delta decidiu, então, adotar o regime de subsídio para os procuradores do Estado e enviou projeto de lei à Assembleia Legislativa fixando o subsídio em determinado valor, devidamente quantificado na moeda nacional, estabelecendo, ainda, parcela de irredutibilidade para os procuradores que percebessem, na data da publicação da lei, remuneração acima do valor do subsídio fixado, além de ter criado diversos outros adicionais, pagos a todos os procuradores. Aprovado o projeto pela Casa Legislativa e sancionado pelo governador, entraram em vigor as novas normas estipendiais, passando João a receber as seguintes rubricas em seu contracheque:
a) subsídio;
b) vantagens pessoais não identificadas (VPNI), correspondentes à diferença entre a remuneração percebida até o advento da lei e o subsídio;
c) adicional de qualificação, a que João fazia jus por ter concluído doutorado em direito constitucional; e
d) adicional de distância da Capital de Delta, pago aos procuradores lotados no interior, em efetivo exercício.
Seis anos depois, João é promovido ao cargo de procurador de 1ª categoria e, aos 65 anos de idade, requereu sua aposentadoria no mesmo cargo, em 2 de janeiro de 2019.
Do último contracheque de João na ativa constavam o abono de permanência constitucional e todas as rubricas já mencionadas, tendo o procurador-geral deferido a concessão de aposentadoria
e fixado os proventos com as rubricas:
a) subsídio;
b) vantagens pessoais não identificadas (VPNI); e
c) adicional de qualificação.
Levado o ato de aposentadoria e fixação de proventos à apreciação do Tribunal de Contas do Estado Delta, contemplando a exclusão do adicional de distância da Capital de Delta (rubrica “d”) e do abono de permanência constitucional, os auditores daquele órgão de controle opinam pela determinação ao procurador-geral local para também excluir dos proventos as rubricas b) vantagens pessoais não identificadas (VPNI) e c) adicional de qualificação, sob o fundamento de que seriam inconstitucionais, porquanto o regime de subsídio pressupõe parcela única, cabendo ao Tribunal de Contas declarar a inconstitucionalidade desses adicionais no caso concreto e em outros com os quais vier a se deparar.
O Ministério Público de Contas opina pela recusa do registro, sob a mesma alegação.
Na qualidade de conselheiro-relator do processo de apreciação da legalidade da aposentadoria e fixação de proventos de João, elabore voto, fundamentando-o adequadamente à luz dos dispositivos constitucionais pertinentes e da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
Considere que o tempo de contribuição, o tempo de carreira, o tempo no cargo e a idade para a concessão de aposentadoria estão em conformidade com o Art. 3º da Emenda Constitucional nº 47/2005, vigente à época, tendo o ato concessório, por fundamento, a precitada regra.
Todos os dados que o candidato porventura entender faltantes deverão ser completados com a palavra “omissis”.
ATENÇÃO:
Assinar o voto como CONSELHEIRO MACHADO DE ASSIS ou CONSELHEIRA CLARICE LISPECTOR.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A previsão de uma cláusula de matriz de riscos em contratos administrativos ordinários é uma das mais significativas inovações da Nova Lei de Licitações (Lei federal nº 14.133/2021).
Considerando a temática da a Gestão de Risco em obras públicas sob a ótica da Lei nº 14.133/2021, redija um texto dissertativo, em que discorra, de forma fundamentada, sobre os seguintes tópicos:
- Conceito de matriz de riscos e as informações que ela deve conter;
- A aplicação da matriz de risco em Obras e Regimes de Contratação mais complexos (contratação integrada e semi-integrada).
Em matéria de processo administrativo disciplinar, responda aos itens a seguir, de forma objetivamente fundamentada, com base na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.
a) A autoridade administrativa que se utilizar de fundamentação per relationem ou aliunde nos processos disciplinares pratica ato ilegal? Existe base legal para tal forma de fundamentação em processos administrativos?
b) É cabível a comunicação entre as esferas penal e administrativa quando o juízo criminal reconhece, de maneira contundente, a inimputabilidade do agente, fundada no Art. 26 do Código Penal, e profere sentença absolutória imprópria, com imposição de medida de segurança, especificamente em situações nas …
Tramita na comissão competente para apreciar a matéria no âmbito da Câmara dos Deputados proposição legislativa consistente em projeto de lei ordinária, cujo objeto é a proteção de crianças e adolescentes no espaço digital, na forma abaixo:
“PROJETO DE LEI nº XXX, de XX de XXX de 2023.
Autora Deputada Maria
Dispõe sobre a proteção de crianças e adolescentes no espaço digital
Art. 1.º Esta lei estabelece normas para todos provedores de aplicação que tratem dados pessoais de crianças e adolescentes.
Parágrafo único: Todos os dados pessoais que identifiquem ou podem tornar identificáveis crianças ou adolescentes são considerados dados pessoais sensíveis.
Art. 2.º O tratamento de dados pessoais …



