Durante a construção de um prédio público, foram constatadas pela equipe de auditoria interna diversas ocorrências, cujas características indicam evidências que poderão afetar a qualidade, o prazo e o custo da obra. A equipe produziu relatório técnico em que relatou os seguintes aspectos, observados durante a auditoria:
- A obra encontra-se atrasada, porém não há nenhum registro de que houve pleitos por parte da contratada para prorrogar o prazo de execução. Ao ser questionado pela equipe de auditoria, o preposto da construtora informou que o motivo do atraso eram as fortes chuvas de verão, comuns nessa época, e que costumam causar atrasos em obras. Porém, caso o fiscal da obra solicitasse, a empresa prepararia uma justificativa para oficializar o novo cronograma de execução.
- Ao se analisar as medições passadas, constatou-se que alguns serviços não haviam sido realizados, mas se encontravam medidos e pagos. A explicação do fiscal era de que surgiram serviços novos que foram executados, mas, como o processo de aditivo contratual era muito demorado, foram feitos os pagamentos desses serviços novos com quantitativos de outros serviços contratados. O fiscal explicou que, após a assinatura e publicação do aditivo contratual, as medições seriam ajustadas.
- O preenchimento do diário de obras encontrava-se atrasado em duas semanas. A justificativa do preposto da construtora e do fiscal era de que o ritmo da obra estava muito acelerado, e não havia tempo hábil para preencher os campos do diário de obras em comum acordo.
- As fundações foram projetadas como diretas. Porém, algumas sapatas foram assentadas sobre um bolsão de argila mole, que não constava no boletim de sondagem. O preposto da construtora registrou em ata de reunião o problema, mas, como recebeu ordem por escrito do fiscal para executar a fundação conforme a cota de projeto, ele considerou que problemas futuros advindos desse serviço não seriam mais de sua responsabilidade, mas, sim, da fiscalização.
Considerando a situação hipotética acima apresentada, redija um parecer técnico acerca da referida auditoria técnica, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos:
< análise dos problemas apresentados e suas possíveis consequências para a obra e os envolvidos; [valor: 7,00 pontos]
< providências a serem tomadas para corrigir os problemas detectados; [valor: 6,00 pontos]
< conclusão e recomendações. [valor: 5,00 pontos]
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Com base nas informações descritas no caso hipotético acima, redija um texto dissertativo descrevendo as atividades e metodologias a serem adotadas pelo engenheiro para a realização das atividades. Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 a tabela e os passos a serem adotados para a elaboração do orçamento; [valor: 4,00 pontos]
2 a classificação e a definição dos custos quanto à identif…
Art. 78. São procedimentos auxiliares das licitações e das contratações regidas por esta Lei:
I credenciamento;
II pré-qualificação;
III procedimento de manifestação de interesse;
IV sistema de registro de preços;
V registro cadastral.
Brasil. Lei n.º 14.133, de 1.º de abril de 2021.
Lei de Licitações e Contratos Administrativos.
Brasília – DF, 2021. Internet: <https://www.planalto.gov.br>.
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Considerando que o texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo a respeito do estudo técnico preliminar para a contratação de obra ou serviço de engenharia, de acordo com a Lei n.º 14.133/2021 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos). Em seu texto, apresente se…



