A infraestrutura de tecnologia da informação do órgão público federal Alfa vem sofrendo com constantes problemas, que têm causado diversas indisponibilidades dos seus serviços de tecnologia da informação (TI). Devido a esses problemas, a imagem do órgão Alfa ficou desgastada, e, hoje, sua área de TI é considerada pelos usuários como incapaz de prover serviços com qualidade adequada para o bom funcionamento do negócio desse órgão.
A área de TI reclama que não possui equipamentos e pessoal adequado para conseguir atender com a qualidade adequada as demandas da instituição e, para sanar essa deficiência, propõe as seguintes medidas: adquirir dois computadores para servidores de rede com grande capacidade de processamento e memória; adquirir uma ferramenta para virtualizar outros servidores de rede; contratar profissionais capacitados para manter em operação esses recursos.
Em face da demanda de sua área de TI, o órgão Alfa solicitou ao Consultor X, especialista da área de TI, parecer técnico sobre como proceder para realizar as referidas contratações (equipamentos, ferramenta de virtualização e profissionais).
A propósito da situação hipotética acima apresentada, na condição de Consultor X, redija o parecer técnico solicitado pelo órgão Alfa. Seu texto deve basear-se na Instrução Normativa MPOG/SLTI nº 4/2008 e conter, necessariamente, orientações de procedimento referentes às seguintes etapas:
< planejamento das contratações; [valor: 10,00 pontos]
< seleção de fornecedor(es); [valor: 3,00 pontos]
< gerenciamento de contratos. [valor: 5,00 pontos]
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A Instrução Normativa n.º 1/2019 dispõe acerca do processo de contratação de soluções de tecnologia da informação e comunicação pelos órgãos e pelas entidades integrantes do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) do Poder Executivo Federal.
O novo modelo para contratação de bens e serviços de tecnologia da informação e comunicação previsto nessa norma simplificou o processo ao incorporar o plano anual de contratações e eliminar documentos como o plano de inserção, o plano de fiscalização e o plano de capacidade.
Internet: <www.gov.br/governodigital/pt-br/contratacoes/orientacoes-para-contratacao> (com adaptações).
Considerando que o texto anterior tem …
Um órgão da administração pública federal realizou a contratação direta, por inexigibilidade, de uma empresa para desenvolvimento e implantação de um novo sistema de processo eletrônico. O processo foi instruído com estudo técnico preliminar (ETP) genérico, que não detalhava os requisitos da solução nem apresentava um levantamento aprofundado de alternativas no mercado, encerrando-se com uma alegação sucinta de inviabilidade de competição para justificar a inexigibilidade. Na fase de seleção, a análise da proposta técnica da empresa contratada consistiu simplesmente na expressão “De acordo”, dada por um gestor, sem parecer técnico que avaliasse o alinhamento da solução ofertada com os requis…



