No ano de 2009, a empresa brasileira X iniciou negociações com entidades governamentais para empreender atividade exploratória visando à identificação de componente de patrimônio genético com potencial uso comercial. Esse componente do patrimônio genético brasileiro é encontrado apenas às margens do rio Amazonas, no estado W.
Para estabelecer o acordo de bioprospecção, a empresa entrou em contato com a instituição pública federal Z, do estado W, para firmar o contrato de utilização do patrimônio genético e de repartição de benefícios. O contrato foi celebrado entre as partes no dia 5/1/2010, atendendo ao disposto na Medida Provisória n.º 2186-16, editada em agosto de 2001, que dispõe sobre patrimônio genético, conhecimentos tradicionais associados e transferência de tecnologia.
Após dois anos de contrato, foram observadas algumas irregularidades nas práticas adotadas pela empresa. Observou-se o seguinte:
- a autorização para explorar o patrimônio genético em questão foi obtida pela empresa X mediante contrato de utilização do patrimônio genético e de repartição de benefícios estabelecido entre essa empresa e a instituição pública federal Z, que não havia sido credenciada pelo Conselho de Gestão do Patrimônio Genético, do Ministério do Meio Ambiente, para a celebração desse instrumento jurídico multilateral;
- após dois anos de atividades de bioprospecção, a empresa X comercializou um produto resultante da exploração do componente do patrimônio genético em questão sem realizar a repartição justa e equitativa dos benefícios obtidos com as partes contratantes.
Considerando a situação hipotética acima apresentada, redija um parecer técnico acerca dos fatos ocorridos, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos:
< análise da pertinência do contrato em relação à medida provisória; [valor: 6,00 pontos]
< exposição das sanções administrativas aplicáveis à empresa X; [valor: 6,00 pontos]
< avaliação de, no mínimo, três sanções a serem adotadas em relação à empresa X; [valor: 3,00 pontos]
< conclusão e recomendações. [valor: 3,00 pontos]
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O Tribunal de Contas de determinado estado da Federação editou ato normativo com a seguinte redação:
Art. 1.º O Tribunal de Contas, no exercício do controle externo, poderá:
I – examinar, previamente, a validade de contratos administrativos celebrados pelo poder público estadual;
II – sustar os contratos administrativos submetidos à sua apreciação.
Art. 2.º Os órgãos ou entidades públicas estaduais ficam obrigados a encaminhar cópia de edital de licitação já publicado, independentemente de prévia solicitação, para exame do Tribunal.
Art. 3.º As decisões do Tribunal de Contas que impliquem imputação de débito ou multa terão eficácia de título executivo judicial.
Art. 4º Nenhum dado gerado pel…
O governo do estado do Minas Gerais lançou edital de licitação com o objetivo de construir e gerenciar um novo estabelecimento prisional, via parceria público-privada (PPP), em que a iniciativa privada ficará responsável pela construção da unidade e pelo fornecimento de bens e serviços destinados à manutenção predial e à eficiência da gestão da unidade penitenciária, mediante contraprestação do poder público. No curso da licitação, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG) recebeu denúncia formulada por um cidadão, noticiando supostas ilegalidades em algumas cláusulas daquele edital de licitação. O TCE/MG admitiu a denúncia e designou auditores de controle externo para fiscaliz…
Em determinado estado da Federação, no qual ainda não foi editada lei que disponha sobre o regime jurídico dos servidores públicos, o governador pretende criar uma autarquia para a execução da política de regularização fundiária em áreas rurais e instituir empresa pública direcionada ao exercício de atividade econômica. Segundo a proposta do governador, os servidores do quadro permanente da autarquia serão submetidos ao regime celetista e os da empresa pública, ao regime estatutário.
A partir da situação hipotética apresentada, responda, em um texto dissertativo, aos seguintes questionamentos, de acordo com a Constituição Federal de 1988 (CF), a legislação pertinente e a jurisprudência do ST…



