Sabe-se que os projetos profissionais apresentam a autoimagem de uma profissão, elegem os valores que a legitimam socialmente, delimitam e priorizam seus objetivos e funções, formulam os requisitos para o seu exercício, prescrevem normas para o comportamento dos profissionais e estabelecem as bases das suas relações com os usuários de seus serviços, com as outras profissões e com as organizações e instituições sociais privadas e públicas. Diante do exposto, disserte sobre os elementos constitutivos do projeto ético-político do Serviço Social e os componentes que o materializam no processo sócio-histórico da profissão.
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Rodrigo, assistente social da Universidade do Estado do Amapá – UEAP foi convidado a participar de uma discussão multidisciplinar com outras categorias para construir coletivamente estratégias de atendimento a um aluno da UEAP que está em situação de risco e vulnerabilidade social e responder ofício encaminhado pelo Ministério Público do Amapá.
De acordo com a Resolução n° 557/2009 do CFESS, discorra sobre o trabalho do assistente social em equipe multidisciplinar e a emissão de opinião técnica conjunta entre o assistente social e outros profissionais.
Sabe-se que os projetos profissionais apresentam a autoimagem de uma profissão, elegem os valores que a legitimam socialmente, delimitam e priorizam seus objetivos e funções, formulam os requisitos para o seu exercício, prescrevem normas para o comportamento dos profissionais e estabelecem as bases das suas relações com os usuários de seus serviços, com as outras profissões e com as organizações e instituições sociais privadas e públicas. Diante do exposto, disserte sobre os elementos constitutivos do projeto ético-político do Serviço Social e os componentes que o materializam no processo sócio-histórico da profissão.
Jéssica, 18 anos, gestante, estudante universitária, procurou atendimento junto ao Setor de Serviço Social da Universidade do Estado do Amapá – UEAP para orientações sobre a entrega do seu filho para adoção. A gestante apresentou os seguintes questionamentos:
a) Como dar início ao processo?
b) Após a manifestação, como o processo seguirá?
c) Em caso de arrependimento, há possibilidade de voltar atrás na decisão? d) O genitor precisa, necessariamente, ficar sabendo da decisão da mãe?
Considerando o caso apresentado e com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n° 8.069/1990), discorra sobre como o assistente social deve orientar a jovem para esclarecer suas dúvidas.



