A equipe de auditoria da Secretaria de Controle e transparência do Espítiro Santo (Secont-ES), em uma auditoria na Secretaria de Planejamento do Estado, avaliou a efetividade dos procedimentos de acompanhamento das políticas públicas do Estado.
No Relatório Prévio de Auditoria, a equipe constatou que alguns programas não estavam sendo implementados de acordo com o desenho original e recomendou que a Secretaria de Planejamento do Estado implementasse as avaliações formativas e somativas no acompanhamento das políticas públicas. Ao final, a equipe concluiu o relatório da seguinte forma:
“A avaliação de políticas e programas governamentais tem grande relevância para o planejamento de gestões governamentais e constitui uma etapa importante para a melhoria da eficiência do gasto público, da qualidade da gestão e do controle social sobre a efetividade da ação do Estado, além de permitir aos formuladores e gestores o desenho de políticas mais conscientes, com melhores resultados e melhor utilização de recursos.”
Considerando a situação hipotética acima, redija um Relatório Final de Auditoria a respeito da avaliação de políticas públicas e de programas governamentais. Em seu texto, aborde necessariamente os seguintes aspectos:
1 Como as avaliações podem auxiliar no processo de tomada de decisão para implementação de políticas e programas governamentais? [valor: 35,00 pontos]
2 Como a avaliação formativa e a somativa podem contribuir para a melhoria de políticas públicas no Brasil? [valor: 28,00 pontos]
3 Por que, em alguns casos, os programas não são implementados de acordo com o seu desenho original? [valor: 32,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Tribunal prepara metodologia para medir relação entre gasto público e evolução da pobreza
Objetivo é avaliar a eficiência da despesa orçamentária e seu impacto na melhoria das condições de vida dos menos favorecidos
Por Secom
13/06/2025
O Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com a Oxford Poverty and Human Development Initiative (em português, Iniciativa de Oxford sobre Pobreza e Desenvolvimento Humano – OPHI), trabalha no desenvolvimento de metodologia para aferir a relação entre o gasto orçamentário e a evolução da pobreza de forma multidimensional. O projeto tem duas etapas, sendo a primeira nacional e a segunda em conjunto com outras instituições superiores de controle (IS…
Formar equipes de alta performance é um dos maiores desafios da liderança no contexto de um mundo globalizado, com grandes incertezas, complexidade e transformações.
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Desafios e soluções da gestão de pessoas no setor público
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) liderança e motivação. [valor: 2,50 pontos]
b) gestão do desempenho. [valor: 2,25 pontos]
TCU inicia avaliação sobre transparência dos portais públicos em nível federal
Levantamento dos dados leva em conta a clareza e a facilidade das informações digitais disponibilizadas pelo poder público à sociedade
Por Secom
30/04/2025
O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou, na sessão plenária de 9 de abril, por meio do Acórdão 788/2025, o início em âmbito federal do ciclo 2025 do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). Trata-se de levantamento anual da transparência das informações disponíveis nos portais públicos das três esferas de governo em todos os poderes da República, realizado em conjunto pelos 33 tribunais de contas que integram o sistema de controle externo nacion…



